Ir para o conteudo 1

Imagem de três cadeados abertos vermelhos e um azul, fechado, em destaque, com os dizeres Faxina DigitalAs senhas são chaves que abrem portas de computadores, sistemas e serviços, ao verificar a identidade de um usuário antes que sejam concedidos os acessos. Essas barreiras devem ser fortes o bastante para evitar visitas indesejadas. Daí a importância de se incluir uma boa revisão desses códigos em uma faxina digital periódica.

“É importante revisar todas as senhas e verificar qual a melhor forma de lidar com essa avalanche de informações que precisamos memorizar”, ressalta Walter Andriola, da equipe de Planejamento de SIC e Continuidade de Negócios da Dataprev.

Este é o terceiro tema da série de reportagens que traz dicas de especialistas da empresa para a manutenção de dispositivos seguros e a preservação de informações pessoais.

O guia, que pode ser baixado em PDF, recomenda, por exemplo, o uso de frases de acesso (do inglês passphrase) por serem fáceis de serem digitadas e memorizadas. As dicas incluem ainda o uso de gerenciadores de senhas, que armazenam todos os códigos num banco de dados criptografado e protegido por uma senha mestra, e a autenticação de dois fatores, atualmente disponível na maioria dos sites de banco, correio eletrônico e mídias sociais.

“Primeiro, o usuário entra em sua conta, usando o mesmo usuário e senha de sempre. Esse é o primeiro dos dois fatores de autenticação. Então ele receberá um código único, frequentemente enviado por texto para seu smartphone. Esse código, a ser digitado na tela do login, é o segundo dos dois fatores”, explica Andriola.

Faxina digital – Dicas elaboradas por especialistas da Coordenação-Geral de Segurança de Informações da Dataprev são o tema de uma série de reportagens que será publicada no Portal Dataprev até o fim de março.  A cada semana, um novo material será disponibilizado. 

A iniciativa integra o Programa de Conscientização em Segurança da Informação da empresa. Na próxima semana o tema serão as atualizações de sistemas e aplicativos.

Leia também:

Faxina digital mantém dispositivos seguros e informações pessoais preservadas
Realização de cópias de segurança regulares preserva informações pessoais