Ir para o conteudo 1

O II Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública reuniu, quarta (21) e quinta-feira (22), em João Pessoa, cerca de 250 agentes públicos de 21 instituições com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre soluções e inovações relacionadas à TI pública. Durante o evento — que teve a Dataprev entre os organizadores — foram abordados casos de sucesso, metodologias e ferramentas de desenvolvimento de software e de gestão de projetos, bem como tendências na área que possibilitam a prestação de um serviço público de qualidade.

O Sine Fácil Trabalhador — aplicativo desenvolvido pela Dataprev que facilita a busca do trabalhador por vagas de emprego — foi apresentado pelos analistas de TI do Departamento de Testes Karenina Medeiros Maciel e Rodrigo Souza de Melo. Eles abordaram os desafios e esforços para testar a solução, de forma que suportasse a demanda: desde seu lançamento, em maio de 2017, o aplicativo já soma dois milhões de downloads.

William Veronesi durante palestra

O evento contou com a participação ainda do superintendente de Inovação e Novos Negócios, Edmar Ferreira, e do gerente do Departamento de Inovação, William Veronesi Rocha, que abordou em sua palestra as iniciativas em curso para fomentar a inovação na empresa. Uma das propostas de trabalho da área foi a criação de um ambiente colaborativo.

Recentemente lançado, o portal IdeiaX é um canal de captação, divulgação e compartilhamento de ideias. O novo espaço não é restrito aos empregados da Dataprev, já que a plataforma está disponível para todo o Governo Federal de maneira gratuita.

Também foram tema de palestras a "Esteira de entrega contínua na Dataprev", apresentada pelo gerente substituto da Unidade de Desenvolvimento de Software Paraíba (UDPB), Filipe Teixeira Marques, e a "Aplicação de técnicas de Deep Learning com Tensorflow + Keras e Python", exposta pelo analista de TI da UDPB Ricardo Roberto de Lima. O analista de TI da Divisão de Planejamento de Implantação de Serviços de TIC, Francisco Eriko Barreto Brito, por sua vez, abordou o tema "MoSCoW como opção para priorização de projetos do portfólio Backlog SAFE".

Além da Dataprev, o simpósio foi organizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, pelo Serpro, pela Polícia Federal, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e Codata. Também participaram do evento a Defensoria Pública do Estado da Paraíba, a Agência Brasileira de Inteligência, o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraíba, Receita Federal, Ministério da Fazenda, Ministério Público do Estado da Paraíba, Instituto de Pesquisa Econômica Avançada, a Agência Executiva de Gestão das Águas, a Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria da Receita Estadual, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, o Procon de João Pessoa, o Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Justiça da Paraíba.