Ir para o conteudo 1

O presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, sentados à mesa durante lançamento do Sine Fácil Desenvolvido pela Dataprev, o aplicativo Sine Fácil foi lançado nesta terça-feira (23/5), em Brasília, pelo Ministério do Trabalho, e permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar informações sobre abono salarial, entre outros serviços. A solução leva ao cidadão os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets. O lançamento aconteceu durante o Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional.

“O Sine Fácil foi desenvolvido com o principal objetivo de garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos e dar mais comodidade ao trabalhador que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. A ideia é que o aplicativo móvel o ajude a encontrar, de forma rápida e prática, uma nova atividade”, destacou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, que, junto com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, participou do lançamento.

Segundo o ministro, o Sine Fácil é mais uma das iniciativas do Governo Federal de garantir eficiência nas relações de trabalho. Além disso, estimula o diálogo entre empregados e empregadores, assegurando os direitos e a qualidade de vida dos profissionais. “Este lançamento faz parte do esforço para trazer mais eficiência na prestação dos serviços públicos, dar comodidade e aproximar o governo do cidadão”, ressaltou.

Também estiveram presentes ao evento o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antônio Correia, o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Leonardo Arantes, o diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade, Higino Brito Vieira, e a representante da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Anne Posthuma.

Vantagens
Pelo Sine Fácil, o trabalhador poderá também agendar entrevistas com empregadores, tendo em mãos o endereço do local programado para o encontro; consultar vínculos empregatícios e manifestar interesse em participar de processos seletivos. O aplicativo tem ainda outras funcionalidades, como o envio de notificações. O usuário receberá pelo celular, por exemplo, notificações sobre andamento e liberação de seu seguro-desemprego.

Um diferencial importante é que o aplicativo permite inúmeras consultas a vagas de emprego, em qualquer horário, de qualquer local, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até um posto de atendimento ou gastar tempo em filas de espera. Atualmente a rede Sine conta com 1.440 unidades em todo o país, e realiza 300 mil atendimentos diários.

Para o empregador também há vantagens, pois a nova solução possibilita encontrar mais rapidamente um profissional com o perfil desejado. Em uma versão futura, será possível também verificar currículos; selecionar trabalhadores para participar de processos seletivos e consultar entrevistas agendadas.

Tecnologia
O Sine Fácil é um aplicativo nativo, ou seja, foi desenvolvido para funcionar inicialmente em plataforma Android e em breve em iOS. O objetivo do uso dessa tecnologia é facilitar o acesso a funcionalidades de cada sistema operacional e sensores como GPS e câmera.

Outras características do aplicativo são o tamanho pequeno (9,5 MB), o baixo consumo de dados e facilidade de navegação. A conexão pode ser feita pelo pacote de dados ou por redes wi-fi, e, diferentemente dos postos de atendimento, a capacidade de acessos simultâneos é ilimitada.

Como acessar
O aplicativo, que é gratuito, está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. É de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia.

Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, que também é lançado nesta data e foi desenvolvido pela Dataprev; nas unidades de atendimento do Sine; no termo de homologação que ele recebe no ato da rescisão de contrato; ou na solicitação do seguro-desemprego.

O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Ele pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica e, após a decodificação, passa a ter conteúdo informativo.

 


Portal Emprega Brasil
Também nesta terça-feira o Ministério do Trabalho lançou o Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Desenvolvida pela Dataprev, a nova plataforma reúne diversos serviços do órgão e substitui o Portal Mais Emprego.

Pelo portal o usuário poderá encontrar informações variadas, como oferta de vagas, cursos de qualificação profissional, concessão de seguro-desemprego, entre outras. A plataforma, que também pode ser acessada via Portal de Serviços do Governo Federal (www.servicos.gov.br), tem o objetivo de melhorar a comunicação com o cidadão e ampliar o atendimento virtual, reduzindo a necessidade de o trabalhador ir a um posto de atendimento para requerer os serviços do Ministério.