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Tela do Sine Fácil sendo acessada pelo celularO Sine Fácil ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads menos de 9 meses* após o seu lançamento, em maio do ano passado. Desenvolvido pela Dataprev para o Ministério do Trabalho (MTb), o app, que facilita a busca por vagas de emprego, teve uma atualização em novembro, passando a incorporar novas funcionalidades como a possibilidade de o trabalhador alterar dados do seu cadastro pelo celular e incluir ou remover pretensões profissionais.

Pelo aplicativo já foram realizadas, até fevereiro de 2018, mais de 38 milhões de buscas por vagas de emprego e 308 mil trabalhadores foram encaminhados a processos seletivos em todo o país.

“O Sine Fácil foi o primeiro aplicativo desenvolvido pela Dataprev e os números comprovam que estamos no caminho certo, de investir em mobilidade para facilitar o dia a dia do trabalhador que busca informações sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento. É nesse sentido também que desenvolvemos outros modelos de atendimento, com a utilização intensiva de tecnologia”, ressaltou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães.

Saiba como acessar o Sine Fácil

Para baixar o aplicativo basta entrar na loja de aplicativos do celular – nas versões Android e iOS. O download é gratuito. É preciso cadastrar uma senha e um login. O usuário deve informar CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. As informações serão validadas pelo Cadastro Nacional de Informação Sociais (Cnis), cuja gestão é feita pela Dataprev.

Se as informações estiverem corretas, ele é direcionado a responder um questionário sobre seu histórico de trabalho. A fim de confirmar a identidade e dar mais segurança ao processo, é preciso acertar quatro das cinco perguntas. Em seguida, é gerado um código de acesso provisório que permite o acesso ao aplicativo. Com o código, é possível fazer login e mudar a senha para o padrão recomendado.

Outra opção é usar o QR code, um tipo de código de barras que é escaneado pela câmera do celular. O código é individual e pode ser obtido no Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br), nos postos do Sine e nos documentos de rescisão de contrato e solicitação do seguro-desemprego.

Também é possível acessar o aplicativo pela plataforma de autenticação eletrônica Cidadao.Br. Desenvolvida e mantida pela Dataprev, ela facilita o acesso a serviços públicos pela internet. O endereço é http://cidadao.dataprev.gov.br/

CTPS Digital e seguro-desemprego pela internet

Desde novembro, o trabalhador conta também com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que não substitui a versão impressa, mas permite consultar as informações pelo celular e solicitar o atendimento para a emissão da 1ª ou 2ª via. A ferramenta já teve 150 mil downloads e 7,7 mil carteiras foram solicitadas pelo aplicativo.

Também com o objetivo de garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e dar mais comodidade ao trabalhador, é possível agora fazer a solicitação do seguro-desemprego pela internet. O requerimento pode ser feito pelo portal Emprega Brasil. O trabalhador preenche o formulário pela internet e depois vai a um posto de atendimento para validar o requerimento. A validação é importante para dar mais segurança ao processo. Até o momento, 4 mil requerimentos feitos pela internet já foram concluídos.

*Os dados referem-se ao período de 23/5/2017 a 14/2/2018