Acompanhe a Dataprev

Imagem de celular com a tela do aplicativo Meu INSSOs sistemas de concessão de aposentadorias por idade e por tempo de contribuição já estão em fase de homologação junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo informações da Diretoria de Desenvolvimento e Serviços (DDS) da Dataprev. A previsão é de que a empresa conclua as adaptações necessárias até o final de março e os sistemas operem a partir de abril.

Além desses, também já estão habilitados e em operação os sistemas para concessão de salário maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão, benefícios de prestação continuada ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC/Loas), pensão por morte e aposentadoria rural no valor do salário mínimo, e a pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus. A empresa conta com uma equipe de técnicos exclusivamente dedicada a concluir as adaptações necessárias dos sistemas à Nova Previdência.

O presidente da empresa, Gustavo Canuto, esclarece que as alterações que estão sendo feitas são profundas e complexas. “Estamos falando de uma das mais amplas e profundas reformas previdenciárias que se tem notícia. Trabalhamos contra o tempo, mas com muita responsabilidade e atenção à complexidade das novas regras, para garantir tanto o direito do cidadão, quanto o objetivo do governo de melhoria das contas públicas”, afirmou.

Simulador

A Dataprev prevê, ainda, a disponibilização do simulador de benefícios para o final de março. O simulador irá calcular o benefício de aposentadoria por idade, tempo de contribuição e programada, bem como as regras de transição, visando apresentar todas as possibilidades ao beneficiário. A ferramenta auxilia na higienização dos pedidos de concessão, uma vez que mostra ao interessado se ele tem ou não direito ao benefício no momento da simulação, evitando, assim, solicitações desnecessárias.

A solução integra o projeto de Transformação Digital e fica disponível no Meu INSS, aplicação desenvolvida pela Dataprev para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Acesse e conheça o Meu INSS.