Ir para o conteudo 1

Desenvolvedor olha computador, com camisa com os direres Hackathon 21018

A equipe Datamagic foi a vencedora do III Hackathon Dataprev, este ano realizado durante o festival de cultura digital Hacktudo, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Vinícius Poswar, Claudemir Brum, Fabiano Alencar e Rodrigo Monteiro desenvolveram a solução Cidadão Digital, para compartilhamento de dados entre entes e órgãos de governo.

“Essa plataforma de compartilhamento de dados vai ser muito importante na identificação de fraudes, por exemplo”, explicou Vinicius Poswar, durante a maratona, que teve mais de 50 horas de duração e um objetivo: o desenvolvimento de soluções que facilitem a vida do cidadão, democratizando o acesso aos serviços públicos de forma digital.

Vinte desenvolvedores, distribuídos em cinco equipes, receberam desafios de inovação captados do banco de iniciativas IdeiaX, plataforma desenvolvida para Dataprev e disponível para todo o governo federal para captação de ideias inovadoras.

“Vocês representaram hoje o que a atualização tecnológica da Dataprev permite. As cinco propostas atingem diretamente nosso bem maior, que é o cidadão”, disse o diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Matheus Belin, minutos antes de anunciar o vencedor.

“Datamagic, vocês estão de parabéns. Vocês desenvolveram o que o júri considerou como o melhor trabalho. Tenham muito sucesso na jornada”, anunciou, em transmissão ao vivo pelo Facebook da Dataprev.

Uma comissão multidisciplinar selecionou o trabalho vencedor, de acordo com critérios como criatividade, inovação, qualidade técnica do protótipo e complexidade de implementação. O prêmio para a equipe vencedora é uma viagem internacional para participar de um evento de tecnologia.

“Não tenho palavras para agradecer o empenho de vocês. Todos os projetos que vocês fizeram estão aderentes ao novo governo. Então vamos aproveitar essa energia de vocês e ser multiplicadores”, afirmou Ricardo Junqueira, diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações.


Hacktudo - O Hackathon este ano ocorreu durante o Hacktudo, festival de cultura digital patrocinado pela Dataprev, que contou com maratonas de programação, corridas de drones, batalhas de robôs, shows, oficinas, feira de inovação e exposições.

Jovens que estiveram no evento aproveitaram para conhecer o estande da Dataprev, na Feira de Oportunidades. Além de saber um pouco mais sobre a empresa — guardiã dos dados sociais brasileiros que fornece soluções de TIC para o aprimoramento e execução de políticas públicas — os estudantes receberam informações sobre como cadastrar o currículo para estagiar numa empresa de sucesso como a Dataprev.

O evento contou ainda com palestras de representantes da Dataprev, como Edmar Ferreira, superintendente de Negócios e Inovação, que participou de uma mesa redonda com o tema: “Tecnologia é ferramenta e pode trazer soluções eficientes aos problemas atuais da sociedade”, no Hackthink. Edmar explicou que a empresa faz parte da vida do cidadão brasileiro desde o nascimento até o óbito.

“A Dataprev é uma empresa de TI que entrega serviços digitais para o cidadão. E todos aqui somos clientes da Dataprev. Eu faço um convite para que todos enxerguem a empresa de uma forma diferenciada. Temos uma população de 207 milhões de habitantes e todos nós temos um ciclo de nascimento e óbito e passamos por relações com o estado, desde a vida laboral, ao casamento e ao reconhecimento de direitos. E isso gera para o estado um conjunto de social de informações que hoje estão agrupadas na Dataprev. Nós fazemos a gestão de 38 bilhões de dados sociais. E reunimos isso tudo em um conceito chamado Cadastro Nacional Informações Sociais, que é um conjunto de bases, que vai desde o CPF, a vínculos trabalhistas e recolhimentos e, partir daí, geramos todos os serviços públicos para o cidadão”, destacou o superintendente.

Confira abaixo o nome e os integrantes das equipes que participaram do Hackathon:

Nome da Equipe: null
Mauro Fiorin Jr 
Evandro Broering Nascimento 
Lucas Francisco Delgado Duarte
Eduardo José Schmitt 

Nome da Equipe: Datamagic
Vinícius Poswar de Araújo 
Claudemir Custodio Brum
Fabiano Soares Martins de Alencar 
Rodrigo Monteiro Guedes de Almeida 

Nome da Equipe: TeamNameNotFound
Robson Ytallo Silva de Oliveira 
Fabrício Gustavo Vicente Paiva 
Vinicius Machado de Araújo 
Thiago Monteiro Prota 

Nome da Equipe: Hello World
David Motta Guerra
Cícero Alves Barreto Neto 
Daniel Xavier Araújo
Rafael Correia Bezerra de Menezes 

Nome da Equipe: vai_na.sort();
Alysson Messias Da Silva 
André Gomes de Sousa 
Eduardo Gusmão de Goveia Nóbrega 
Miguel Queiroga Filho