Acompanhe a Dataprev

Homem acessando a Carteira de Trabalho Digital pelo celularMais ágil, econômico e menos burocrático. Principal canal de acesso a informações e conteúdo do Governo Federal, o portal gov.br chega em outubro de 2019 com mais de 400 serviços digitalizados. Entre eles, estão os aplicativos desenvolvidos pela Dataprev para facilitar o dia a dia do cidadão, como o Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital. A meta, alcançada dois meses antes do previsto, faz parte da Transformação Digital, que pressupõe uma mudança de cultura e tem como objetivo melhorar o atendimento social no país.

Entre os serviços que podem ser acessados pela plataforma única, estão aqueles que causam grande impacto entre a população, como a Carteira de Trabalho, que a partir da sua versão digital já pode ser emitida apenas com o CPF, e a aposentadoria e o auxílio-maternidade, que podem ser solicitados automaticamente e de forma remota.

Além de benefícios para a população, que passa a ter mais comodidade e evita deslocamentos até os órgãos públicos, a medida traz também uma melhor gestão dos recursos públicos, com redução de gastos com infraestrutura logística, insumos e mão de obra. Segundo estimativa da Secretaria de Governo Digital, a digitalização dos novos serviços deve gerar uma economia de R$ 1,64 bilhão por ano.

A meta até o final de 2022 é tornar digitais 3,3 mil serviços do Governo Federal. A economia prevista é de R$ 7 bilhões no total para o governo e a sociedade. Para acessar a conta oficial, basta digitar www.gov.br.