Acompanhe a Dataprev

O projeto TV Digital Social da Dataprev, ganhou o prêmio de melhor produto no concurso de inovação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (Set), em São Paulo, nesta quinta-feira (26). Outros dois trabalhos também concorriam na categoria. Edson Castilhos, coordenador do projeto na Unidade de Desenvolvimento de Software Livre (UDSL), no Rio grande do Sul, afirma que a idéia do social junto à interatividade da televisão digital venceu por unanimidade pelo público. “Foram tantos votos que acho que não preciso contar”, disse um dos avaliadores da Set.

David Brito, um dos componentes da mesa de avaliação, destacou a iniciativa do governo em desenvolver um aplicativo interativo de cunho social. Outro integrante ainda acrescentou: “A iniciativa da Dataprev, fruto de um trabalho interno, materializa uma forma concreta um serviço de governo”.

Castilhos apresentou a proposta da empresa com esse projeto e falou sobre os benefícios que o cidadão terá quando puder acessar seus dados usando o controle remoto. A Set, que tem como proposta o incentivo ao desenvolvimento tecnológico no setor, avaliou que o produto era o mais inovador do grupo.

Para Castilhos, a Pocket TV — prêmio recebido ao final da votação — é uma representação de algo muito maior, o reconhecimento de um trabalho. “Só pelo fato de já termos vindo aqui, já foi uma vitória, mesmo que o prêmio não fosse nosso, fomos reconhecidos pelos benefícios inovadores do nosso produto”, conta Castilhos.

Passo a passo…

Já são quase dois anos de caminhada. Muitas palestras foram apresentadas, em congressos de tecnologia — como o Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) — em unidades regionais (UR’s) da Dataprev e, sobretudo, para o público universitário.

Marco Munhoz, gestor do projeto, falou em uma das apresentações que o público estudantil é muito importante, já que é dentro de universidades que grandes projetos tecnológicos são desenvolvidos.

Um dos grandes passos foi dado em Brasília, em maio desse ano, quando foi realizada a primeira transmissão experimental pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Logo, serviços como: localização de agência mais próxima, atualização de endereço, entre outros, estarão disponíveis para a população.

 

Produto desenvolvido pela Dataprev é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão
Produto desenvolvido pela Dataprev é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão