Ir para o conteudo 1

O projeto TV Digital Social da Dataprev, desenvolvido pelas diretorias de Infraestrutura de TIC e de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações, receberá o título de inovação internacional da International Telecommunication Union (ITU) — Agência das Nações Unidas, especializada em tecnologias de informação e comunicação.

Focado em oferecer serviços públicos interativos da Previdência Social aos cidadãos através da tecnologia da TV Digital, contribuindo com o processo de inclusão social e digital do Brasil, o projeto, que utiliza o software livre midleware Ginga também foi indicado a  receber o certificado “Honorable mention – Value to Society” (em português: Menção honrosa de valor para a sociedade) na categoria “Empresarial” do Desafio Aplicação da ITU.

Segundo Marco Antônio Munhoz, um dos responsáveis pelo projeto na Dataprev, com este título a Dataprev receberá o reconhecimento internacional em um projeto inovador em beneficio da sociedade. “Não tem nenhuma empresa com este título devido à tecnologia inovadora. É o primeiro desafio internacional utilizando a tecnologia Ginga”, explica.

A TV Digital Social teve sua primeira transmissão ao vivo e com total interatividade da plataforma realizada pelo canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em maio de 2010, durante o Seminário TV Digital e Interativa. O projeto foi encerrado no mês de julho de 2011, com a aplicação no ar, no mesmo canal, de maneira experimental. “O projeto TV Digital Social, mediante demandas, poderá continuar com  investimentos no desenvolvimento de produtos específicos desta linha, por exemplo, agendamento de serviços da Previdência pela TV”, explica Marco Munhoz.

A cerimônia de premiação e exposição de projetos será nesta terça-feira, no evento Telecom World 2011, em Genebra, na Suíça. A organização do evento se prontificou em enviar o prêmio posteriormente a Dataprev. Com a premiação, a Dataprev poderá utilizar por um ano o selo especial de tecnologia reconhecida pela ITU.
 

 

Marco Munhoz apresenta TV Digital Social
Marco Munhoz apresenta TV Digital Social no estande da Dataprev no 12ª Fórum Internacional Software Livre (Fisl)