Ir para o conteudo 1

Representantes do INSS no prédio da Dataprev da Paraíba O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha, visitou, na sexta-feira (13/01), a unidade da Dataprev em João Pessoa, na Paraíba. O objetivo foi conhecer a infraestrutura e o ambiente de produção das soluções desenvolvidas pela empresa. O prédio onde está localizada a Unidade de Desenvolvimento de Software da Paraíba (UDPB) tornou-se um exemplo da arquitetura da cidade após a reforma e modernização.

Gadelha foi recebido pelo gerente da UDPB, Mário Matos, acompanhado do gerente substituto da Divisão de Gestão Administrativa (DPBA), Cleiton Luz, e pelo líder de equipe da Superintendência de Atendimento (SUAT), Rômulo Rocha, que apresentou um breve histórico do imóvel e da obra de modernização, iniciada em 2014.

Após uma visita às instalações do prédio, as equipes da Unidade apresentaram os principais produtos desenvolvidos para o INSS, entre eles: o portal CNIS e o Painel do Cidadão. Ainda foram destacadas as soluções de Business Intelligence (BI) e Analytics, como: painéis SPPE (Secretaria de Políticas Públicas de Emprego), de qualificação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de indicadores econômicos do Seguro-Desemprego, protótipo do painel do Abono Salarial PIS/PASEP (do Ministério do Trabalho) e do BG Empréstimo.

De acordo com os analistas que apresentaram os produtos, as tecnologias utilizadas pela Dataprev, junto com a grande quantidade e variedade de informações disponíveis na empresa e sua capacidade de integração, permitem a criação de diversos painéis e soluções específicas para otimizar a gestão e reduzir custos do INSS.

Gadelha destacou a importância da parceria entre os dois órgãos públicos: "O INSS está vivendo um grande divisor de águas, em que inicia-se a inversão da lógica da relação do INSS e do cidadão, pois ao invés do cidadão procurar o INSS, o mesmo vai antecipar as demandas do cidadão, com eficiência no atendimento e diminuição de prazos. Em grande parte, isso só é possível com o apoio e o trabalho realizado pela Dataprev".

Mario Mattos agradeceu a visita e colocou a UDPB à disposição para outros encontros que aproximem cada vez mais a Dataprev das realidades gerenciais e do dia a dia do INSS. Lembrou, ainda, que a visita coincide com o marco de 10 anos de criação das Unidades de Desenvolvimento da Dataprev, que foi fundamental para o crescimento tecnológico da empresa. Segundo Mattos, a criação das UDs possibilitou o provimento de soluções atualizadas e de qualidade para os clientes.

Além do presidente, participaram da visita Alex Mattos, chefe de gabinete do presidente do INSS, Rogério de Oliveira, gerente executivo do INSS de João Pessoa, e Ramon Santos, assessor de comunicação do INSS.