Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 05/01/2021 - 10:45

Plataforma desenvolvida pela Dataprev ganhou Menção Especial do Júri no Prêmio de Boas Práticas das Américas 2020

A Plataforma “Meus INSS”, desenvolvida pela Dataprev para o INSS, recebeu reconhecimento internacional da Associação Internacional de Seguridade Social (IASS) no Prêmio de Boas Práticas das Américas 2020. A iniciativa, que oferece acesso a mais de 90 serviços, recebeu Certificado de Mérito com Menção Especial do Júri e Certificado de Mérito.

Os prêmios, que reconhecem boas práticas na administração de seguridade social realizadas pelas organizações membros da ISSA, foram anunciados durante a Cúpula Virtual das Américas na última quinta-feira (3). Em razão da pandemia de covid-19, no entanto, INSS e Dataprev só receberão os certificados no Fórum de Seguridade Social das Américas, que ocorrerá na Costa Rica em dezembro de 2021. 

Para o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, o reconhecimento é recebido com satisfação e mostra o quanto estamos avançando na política de Transformação Digital do Estado. Ao mesmo tempo, reforça o papel da empresa no processo. “Fica claro, mais uma vez, o quanto a tecnologia é um caminho importante para fazer o País avançar na gestão de suas políticas sociais e alcançar de forma rápida e segura quem realmente precisa e tem direito”, afirmou. “Possibilitar meios para isso é a essência da Dataprev”, ressaltou o presidente.

Além do reconhecimento intencional, os “cases” inscritos pelo INSS e Dataprev passam a integrar o banco de Boas Práticas da IASS e ficam disponíveis para consulta de todos os países membros.

 Confira a lista de todas as iniciativas reconhecidas

Meu INSS

O Meu INSS é fruto da parceria tecnológica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Ministério da Economia e a Dataprev. Lançado em 2019, o aplicativo está em constantes melhorias para garantir o rápido e correto atendimento ao público.

Todos os serviços que não exigem a presença física do segurado foram transformados em digitais. Entre eles: solicitações de aposentadorias, salário-maternidade, pensões, Certidão de Tempo de Contribuição e extratos previdenciário e de empréstimo consignado.

Pelo Meu INSS, o trabalhador consegue saber também se tem direito à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição e qual será a previsão de renda mensal pelas regras válidas atualmente, utilizando o simulador. A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos registrados nos sistemas do INSS.