Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:35

Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, a empresa tem capacidade de montar até 15 mil máquinas virtuais, em nuvem.

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção (ao centro), participou na quarta-feira (22), em São Paulo, do painel “Serviços em Cloud Computing”, no Congresso Ciab Febraban 2016. Segundo ele, a empresa tem atualmente capacidade de montar até 15 mil máquinas virtuais, resultado de recente projeto de expansão no seu serviço de nuvem.

A adoção da computação em nuvem teve início na Dataprev em 2013, junto com investimentos na virtualização crescente dos sistemas. Na opinião do executivo, entre os desafios do modelo 'cloud', além daqueles já conhecidos -- como segurança e controle --, está a reconstrução dos processos de trabalho.

“Um desafio muitas vezes subestimado é de fato saber operar dentro desse modelo, e ter clareza do impacto da reconstrução do processo de trabalho, não somente na empresa, mas principalmente no cliente e no usuário”, afirmou Assumpção. Para ele, fundamental para a estratégia da adoção de nuvem é ter clareza de como ela será ocupada e do seu contexto de aplicação.

Na Dataprev, os próximos passos da computação em nuvem envolvem a aplicação de camadas de sistemas gerenciais e de analytics como "default" da oferta do serviço. "O maior tesouro da Dataprev é a capacidade de cruzamento e análise dos dados que a gente suporta", explicou.

O painel “Serviços em Cloud Computing” contou também com a participação de Marcelo Medeiros, diretor executivo da Dell, e Marcos Vinícius dos Santos Feitosa, gerente de Tecnologia da Informação do Sicoob. A discussão foi moderada por Samuel Peixoto, tecnólogo-chefe para a indústria financeira da HPE.

Sobre o Ciab - O Ciab-Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras acontece este ano entre os dias 21 e 23 de junho, e tem como tema central a “Cultura Digital transformando a sociedade”. A trilha “TI e Telecom”, que tratou da computação em nuvem, foi desenvolvida para discutir novos comportamentos e novas oportunidades de negócios na área tecnológica.