Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:35

Serão 24 vagas, sendo seis para pessoas com deficiência visual, oriundas do Instituto Benjamin Constant (IBC), e outras 18, preenchidas via processo seletivo.

Jovem (de costas) entrega carteira de trabalho a duas funcionárias durante contratação (foto de arquivo)Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz da Dataprev, no Rio de Janeiro. Serão 24 vagas, sendo seis para pessoas com deficiência visual, oriundas do Instituto Benjamin Constant (IBC), e outras 18, preenchidas via processo seletivo. Os jovens serão contratados pelo período de até 17 meses, a partir de novembro.

Para concorrer, o jovem deve ter entre 16 e 18 anos na data da contratação, com exceção para os candidatos com deficiência, que poderão ter até 24 anos. Além disso, o candidato deve estar matriculado em escola pública, cursando o ensino fundamental a partir do 7º ano, ou o ensino médio, e pertencer à família de baixa renda, com rendimento familiar igual ou inferior a três salários-mínimos (atualmente R$ 2.640).

De acordo com o edital, ficam reservadas aos negros 20% das vagas oferecidas. Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

A contratação levará em consideração o critério de equidade de gênero, contratando o mesmo número de jovens de ambos os sexos.A carga horária será de 20 horas semanais ou quatro horas diárias, em turno único das 8h às 12h ou das 13h às 17h, compatível com os períodos de frequência do aprendiz à escola.

Aos aprendizes que concluírem o programa de aprendizagem com aproveitamento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) concederá certificado de qualificação profissional, contendo o título e o perfil profissional para as ocupações nas quais foram qualificados.

O Programa Jovem Aprendiz da Dataprev é um dos 3 finalistas do 6° Prêmio de Melhores Práticas de Sustentabilidade na Categoria Destaque, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. A premiação será realizada durante o 9° Fórum Governamental da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

"Esse reconhecimento decorre dos critérios sociais na escolha dos aprendizes e pela formação cidadã que damos a esses jovens", afirma o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev, Marco Aurélio Silva.

Inscrições – Para os candidatos com deficiência visual, as inscrições estão abertas de 26 a 29 de setembro, nas dependências do Instituto Benjamin Constant (IBC), na Avenida Pasteur 350/368, Urca, das 8h às 17h.

Os demais candidatos podem se inscrever nos dias 28 e 29, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) localizado na Rua 24 de Maio 543, sala 202, bloco 1, Sampaio, das 10h às 16h.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: cédula de identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS originais, que comprovem a idade, além da autodeclaração de que possui renda familiar de até três salários-mínimos nacionais.

Processo seletivo – A primeira fase do processo seletivo será um exame com dez questões de raciocínio lógico. Para os candidatos oriundos do IBC, o exame será realizado no dia 4 de outubro, às 13h30, no mesmo local da inscrição. Para aqueles inscritos no Senac, o conteúdo será aplicado dia 5 de outubro, às 10h. A segunda fase será uma entrevista dos candidatos classificados na primeira fase com gestores da Dataprev.

A listagem dos 24 candidatos selecionados para as vagas do Programa Jovem Aprendiz estará em local visível e de acesso irrestrito ao público nas instalações do Instituto Benjamin Constant (IBC) e do Centro Politécnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no dia 13 de outubro.

Sobre o programa - Presente em 18 estados, o Programa Jovem Aprendiz da Dataprev tem o objetivo de apoiar a inclusão social dos jovens, ambientá-los ao ritmo e ao ambiente corporativo e oferecer capacitação básica. Desse modo, espera-se aumentar a empregabilidade dos aprendizes e as chances futuras de os jovens ingressarem no mercado de trabalho, com certo grau de qualificação.

Edital Programa Jovem Aprendiz 2016 (arquivo PDF 127 KB)

Descrição textual do edital do Programa Jovem Aprendiz 2016