Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:35

A Dataprev e o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil ganharam o Prêmio Conip de Inovação na Gestão Pública.

A Dataprev e o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) ganharam nesta terça-feira (7) o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, na categoria Sistemas de informação. O Sirc moderniza a captação e o tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos, com o apoio de uma plataforma digital que conecta os cartórios do Brasil inteiro aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.

A iniciativa premia, desde 1998,  os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. Nesta edição, foram classificados 12 trabalhos, que foram apresentados a um júri composto pelos membros do Conselho Consultivo, na forma de palestras. A cerimônia de premiação foi realizada ao fim do evento, que reuniu cerca de 500 participantes de diferentes estados brasileiros, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes executivo, judiciário e legislativo e gestores públicos. Jarbas de Araújo Felix, coordenador do Comitê Gestor do Sirc, Beatriz Garrido e Claudia Jack, da Dataprev, receberam o prêmio de Maria Luiza Pascale, da Escola Paulista de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Funcionários e servidores em cerimônia de entrega do Prêmio Conip
Da esquerda para a direita: Jarbas de Araújo Felix, coordenador do comitê gestor, Claudia Jack e
Beatriz Garrido, da Dataprev, recebem o prêmio de 
Maria Luiza Pascale

O Sirc, plataforma desenvolvida e operada pela Dataprev para captação e tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos, soma em junho deste ano 4,2 milhões de registros, enviados por 81% dos 7,6 mil cartórios existentes no país, localizados em todos os estados.

A solução contribui para aperfeiçoar a qualidade e a gestão dos registros das bases de dados governamentais e apoia o planejamento de políticas públicas em diferentes áreas que demandam o conhecimento e a utilização dos dados de registros de nascimento, casamento, óbito e natimorto. É uma ação nacional de modernização dos serviços públicos.

Com a adesão ampla ao sistema, o próximo passo, em 2016, será investir na qualificação dos dados. Os registros chegam ao sistema em padrões e formatos diferentes. Um dos possíveis benefícios futuros será refinar a base para obter uma consistência que permita apoiar a concessão automática de benefícios. Com isso, os processos para benefícios que dependam apenas de informações constantes do Sirc poderão ser automatizados e ganhar agilidade, simplificando a vida do cidadão.

O sistema — que integra os cartórios, ou os dados enviados por eles, aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro — foi instituído em junho de 2014, pelo Decreto nº 8270. O objetivo é de uniformizar as informações de registro civil e prover uma gestão integrada e com segurança aos dados dos cidadãos. Possui um Comitê Gestor, com entidades da sociedade civil e de governo. Detalhes sobre o sistema e orientações para aderir a ele estão disponíveis no site http://sirc.gov.br.

Confira mais detalhes sobre o sistema na última edição da Revista Dataprev Resultados

Veja o infográfico com mais informações sobre o sistema