Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 09/12/2021 - 15:29

Premiação reconhece projetos que geram impacto positivo e revelam o estado de transformação digital em empresas e instituições no País

Dataprev está novamente entre as 100 mais inovadoras no uso de TIA atuação da Dataprev no Auxílio Emergencial, maior programa de transferência de renda já realizado no Brasil, levou a empresa a estar entre as 100+ Inovadoras no Uso de TI em 2021. A premiação realizada pela IT Mídia tem o objetivo de conhecer projetos inovadores que geraram impactos positivos, revelando o estado de transformação digital em organizações brasileiras. O diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Gustavo Sanches, representou a empresa na cerimônia de entrega do prêmio, no estado de São Paulo.
 
“Por sua expertise no processamento de grandes volumes de dados, a Dataprev foi acionada pelo Governo Federal para desenvolver as estruturas de sistemas e os processos de inteligência para a execução de políticas públicas voltadas aos cidadãos durante a pandemia”, disse o diretor Gustavo Sanches. Só com o Auxílio Emergencial, por exemplo, o trabalho dos times da empresa possibilitou o pagamento de R$ 354 bilhões a famílias brasileiras, alcançando mais de 196 milhões de pessoas.
 
Especialistas da Dataprev foram responsáveis por desenvolver em 15 dias a primeira plataforma do Auxílio Emergencial em 2020. Ao todo, foram implementados 18 módulos tecnológicos no Portal de Consultas, criado para dar transparência aos cidadãos e aos órgãos de fiscalização e controle.
 
O diretor Gustavo Sanches destacou ainda o fator segurança no decorrer de todo esse processo, ao frisar que nenhum centavo sequer foi pago de forma indevida como resultado de ação hacker. “Todos os valores foram pagos aos cidadãos de acordo com o processamento realizado pela empresa e sob orientação do Ministério da Cidadania, órgão gestor da política”, reforçou.
 
Tecnologia a favor do cidadão
 
A Dataprev está presente no dia a dia de milhões de brasileiros, ainda que muitos sequer percebam isso no cotidiano. Seja no processamento de benefícios importantes para os cidadãos, como a folha de pagamento do INSS, ou no desenvolvimento de soluções que estão na palma da mão de brasileiros, a exemplo da Carteira de Trabalho Digital, a empresa atua com o que há de mais caro: garantir o exercício da cidadania a milhões de pessoas.
 
“É o Auxílio Emergencial que tanto amparou brasileiros na pandemia; são os benefícios sociais na conta todos os meses e sem atraso; é a possibilidade de fazer a prova de vida sem sair de casa; são os empréstimos consignados com melhores taxas; dentre outras iniciativas da empresa”, exemplificou Sanches, acrescentando que o volume de pagamentos comandados pela Dataprev em 2020 somou aproximadamente R$ 1 trilhão em benefícios sociais a mais da metade da população brasileira.
 
Cultura e processos de inovação
 
A premiação às empresas mais inovadoras no uso de Tecnologia da Informação é realizada há 21 anos pela IT Mídia. Na edição deste ano, mais de 250 instituições se inscreveram para concorrer em 22 categorias. A escolha dos 100 cases mais inovadores é feita por um comitê formado por especialistas e jornalistas, levando em conta, dentre outras questões, a cultura e os processos de inovação adotados por cada participante.
 
A Dataprev já figurou na lista das 100 mais inovadoras em outras duas edições do prêmio, em 2018 e 2019. Na primeira ocasião, com um case sobre o Serviço de Identidade e Autenticação do Cidadão (Cidadão.br) – hoje prestado pelo Serpro no acesso Gov.br. No ano seguinte, a experiência da empresa em Prova de Vida Digital para o INSS garantiu a 20ª colocação geral e o 1º lugar na categoria Setor Público.