Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 25/09/2019 - 12:15

Selo é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente às empresas que adotam práticas previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública.

Selo A3PPelo quarto ano seguido, a Dataprev recebeu o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente às empresas que adotam práticas e metodologias previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública.

A certificação foi conferida em agosto de 2019 e é referente às ações realizadas ao longo de 2018, verificadas pelo ministério por meio do ResSoA, sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental. A plataforma permite o acompanhamento de metas e a consolidação de informações, sem a necessidade de relatórios em meios físicos, com o objetivo de promover economia e sustentabilidade nos processos da A3P.

Segundo o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev, Marco Aurélio Guilherme da Silva, entre os resultados alcançados em 2018 estão a redução no consumo de água e energia elétrica e de papel. “A queda no consumo de energia elétrica foi de 6% e no de água, de 0,33%, na comparação com os resultados de 2017. E pelo sétimo ano registramos uma redução no consumo de papel, tendo havido uma queda no volume de impressões na ordem de 7,42%, de 2017 para 2018”, ressalta Marco Aurélio.

Também em 2018 a Dataprev foi a vencedora da categoria “Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais” do 7º Prêmio A3P. A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente reconhece práticas de sustentabilidade na administração pública de todo o país. O projeto vencedor apresentado pela Dataprev abordou ações de construção sustentável, caso do edifício-sede da empresa, localizado em Brasília, e da Unidade de Desenvolvimento da Paraíba (UDPB), que gerou mais de 20% de economia do consumo de água. Outras ações globais envolveram a melhoria do ambiente de trabalho, reduzindo a quantidade de divisórias e utilizando móveis produzidos com madeira de origem certificada e a implantação de bicicletários e vestiários que tornaram efetivo o incentivo ao uso de meios de transporte alternativos. Já no Data Center Distrito Federal (DCDF), foi implementada uma solução de corredor quente e frio para economizar energia, além de ações específicas em outros estados.

Adesão em 2016 – A Dataprev aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 15 de fevereiro de 2016. Segundo Marco Aurélio, inicialmente existiam três tipos de selo A3P: o Verde, para as empresas que fizessem a adesão; o Laranja, para as entidades premiadas pela A3P; e o Prata, para as empresas que realizavam anualmente o monitoramento do Plano de Gestão Socioambiental.

Inicialmente, a Dataprev contava com o selo Verde e passou ao Laranja após conquistar o segundo lugar na categoria Destaque A3P do 6º Prêmio de Boas Práticas na Agenda Ambiental na Administração Pública, em 26 de novembro de 2016. Na ocasião, a empresa foi reconhecida pelo projeto “Programa Jovem aprendiz como instrumento de inclusão social”.

Em 2017, passou a existir apenas o Selo A3P concedido às empresas fazem adesão ao programa. A certificação é renovada anualmente, a partir do monitoramento do Plano de Gestão Socioambiental.