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O reconhecimento automático de direitos é feito com base nos registros de vínculos, remunerações e contribuições disponíveis no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), hospedado nos data centers da Dataprev. 

Desde 2009, o cidadão não é mais responsável por comprovar seus vínculos empregatícios e tempo de contribuição. Uma vez que a informação é inserida no sistema do CNIS, os beneficiários não necessitam mais apresentar documentos para comprovar sua situação. Ao todo, são 42 bilhões de dados cadastrais e laborais dos cidadãos.

A infraestrutura da empresa permite que o INSS tenha acesso online e em tempo real a toda a base de dados do CNIS, possibilitando que o extrato das contribuições do segurado seja disponibilizado. Além disso, o CNIS dificulta a concessão de benefícios irregulares, permite melhor controle da arrecadação e serve de subsídio ao planejamento de políticas públicas.

Antes, para ter sua solicitação atendida e suas informações analisadas, o beneficiário precisava agendar um atendimento em uma agência do INSS. Hoje, com a automação de benefícios como aposentadoria, salário-maternidade e pensão por morte, a solicitação pode ser feita digitalmente pelo Meu INSS e, caso os dados disponíveis no CNIS estejam corretos e de acordo com as regras para obtenção do benefício, o processo é concluído em 15 minutos.

Bolas coloridas no entorno da palavra CNIS