Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:37

Dataprev participa do Fórum Mundial de Seguridade Social, promovido pela AISS de 10 a 15 de novembro, em Doha, no Qatar, que vai discutir, entre outros temas, o compartilhamento de recursos  de TIC entre instituições

A importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para melhorar os serviços são o tema da apresentação do presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, no Fórum Mundial de Seguridade Social, programado para os dias 10 a 15 de novembro, em Doha, no Qatar. Também estarão presentes ao evento o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a diretora de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cinara Wagner Fredo, e a assessora de Comunicação do INSS, Melissa Miotto. Promovido pela Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), o fórum vai reunir cerca de mil participantes, entre ministros de Estado, dirigentes e formuladores de políticas públicas de 120 países.

Entre as iniciativas que a AISS estuda para o Plano de Trabalho da entidade no próximo triênio — 2014 a 2016 — está a definição de um conjunto de serviços e produtos de tecnologia a ser adotado como padrão por instituições e políticas públicas de diferentes países, de forma compartilhada e, quando preciso, integrada.

De acordo com Assumpção, interoperabilidade, mobilidade, segurança e privacidade são os principais aspectos a serem considerados no uso da tecnologia para o desenvolvimento de programas sociais integrados e de larga escala. “As TIC têm um papel crucial para a seguridade social”, afirma. “Promovem aperfeiçoamentos na qualidade e na performance dos serviços, por meio da automação dos processos e da inovação nas formas de atender e beneficiar a população.”

Outros fatores de sucesso nos projetos, diz, são práticas consistentes de gestão e governança das TIC e a escolha de ferramentas padronizadas, como previsto para o próximo plano da AISS. O compartilhamento de recursos estratégicos e de plataformas operacionais permite a integração dos programas e das políticas públicas de seguridade social, favorecendo a coordenação de processos de negócios com múltiplos atores, explica Assumpção.

Uma plataforma comum de produtos e serviços de TI para as entidades de seguridade social deveria prever, na opinião do executivo, não apenas componentes de software, mas também a especificação dos sistemas.

Na entrega direta dos serviços ao cidadão, as tecnologias da informação e comunicação, por sua vez, implementam os chamados serviços eletrônicos (e-serviços) que podem dar acesso a operações 24 horas por dia, sete dias por semana. “Nesse sentido, as tecnologias web ainda são as mais utilizadas, mas as aplicações móveis ganham importância crescente”, avalia o presidente da Dataprev.

Para a melhor eficácia dos projetos, Assumpção defende uma governança das TIC que alinhe as estratégias tecnológicas às metas das instituições, ao mesmo tempo em que assegure qualidade e uma relação entre custo e benefício efetiva aos investimentos. “A gestão de TIC envolve recursos e sistemas chave, como bases de dados e aplicações, acompanhamento sistemático de contratações com base no retorno dos investimentos (ROI) e a administração da disponbilidade dos serviços na seguridade social, por exemplo, por meio de Acordos de Nível de Serviço (SLA)”.