Acompanhe a Dataprev

Sala de InovaçãoA Dataprev está preparada para iniciar 2020 alavancando seus produtos e serviços. Inovação será a tônica da empresa, que trabalha um calendário intenso e motivador dentro da temática. Estão previstos 4 hackathons, 3 techdays  com conferências associadas e 2 innova days pelo Brasil.

O primeiro grande evento será o hackathon, em Brasília, de 20 a 22 de março. Trata-se de uma maratona de programação onde equipes, formadas por empregados da Dataprev, terão de trazer soluções para um determinado desafio selecionado por um cliente em conjunto com o Departamento de Inovação (DEIN).

O diretor de Relacionamento e Negócio (DRN) da Dataprev, André Côrte, explica que o hackathon é um dos principais eventos de inovação, além de ser uma grande oportunidade de conectar uma instituição tradicional como a Dataprev em um ecossistema focado em inovação.

Ainda de acordo com o diretor, esse tipo de evento permite conectar dois mundos diferentes, mas com um mesmo propósito, que é a inovação. “Foi em um dos hackathons que surgiu a solução Prova de Vida. Sendo assim, nossa participação contribui para a cultura de inovação na Dataprev. Participar de eventos como esse é uma satisfação, um grande prazer e os frutos que ele gera são de grande relevância”, comentou Côrte.

Fortaleza sedia, de 21 a 23 de maio, o segundo hackathon. O terceiro vai acontecer em Florianópolis, de 21 a 23 de agosto. Em seguida, a cidade do Rio de Janeiro encerra a série de maratonas, entre 23 e 25 de outubro.

Brasília também vai sediar 3 techdays com conferências. As datas previstas são: 17 de abril; 26 de junho; e 18 de setembro. O diretor André Côrte informa que os techdays são eventos para apresentação de tecnologias relacionadas a um determinado tema. “Para isso serão convidados players de mercado e fornecedores. Se o tema selecionado for educação, por exemplo, todas as tecnologias terão de trazer soluções para educação. O techday visa identificar melhores soluções para os clientes da Dataprev”, disse Côrte.

Já os 2 innova days serão realizados em 9 de julho e 10 de dezembro, na Região Nordeste. As cidades ainda não foram definidas.

Laboratório de inovação
Uma novidade desenvolvida na sede, em Brasília, é o laboratório de inovação que foi criado com ambiente e mobiliário descontraído, semelhante às grandes empresas de tecnologia do mundo. Entregue no final de 2019, a sala visa oferecer mais comodidade e descontração para o trabalho, visando melhorar ainda mais o desempenho dos empegados que atuam no Departamento de Inovação da Dataprev.

Hoje, a maior parte dos empregados que está alocada no laboratório de inovação é da Divisão de Gestão do Laboratório de Inovação (DILI), área que tem como função trazer soluções inovadoras para a empresa, desde a idealização de um produto à sua prototipação para venda.

O gerente do DEIN, William Veronesi, afirmou que o novo espaço será de muita importância para a realização das atividades de inovação em 2020. “Agora temos um espaço onde podemos fazer as atividades com nossos clientes e sessões de ideação, tanto as internas quanto com empresas parceiras”, explicou William.