Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 29/07/2020 - 10:21

Aplicativo desenvolvido pela Dataprev iniciou envio das mensagens

Segurados do INSS com pendências recebem notificaçãoOs segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fizeram algum requerimento e possuem pendências, começaram a ser notificados pelo órgão, no último dia 15 deste mês. Aplicativo desenvolvido pela Dataprev – Meu INSS – iniciou a notificação automática no visor dos smartphones para todos que tenham a ferramenta instalada. Esses cidadãos também receberão ligações da Central 135 e mensagens de SMS.

Segundo o Instituto, após o recebimento do contato telefônico – que informará quais exigências precisam ser cumpridas, o cidadão deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). A previsão é que quase 325 mil segurados sejam contatados por um atendente.

Nesta sexta-feira (16), o INSS ainda alertou que, durante as ligações, o órgão não pede informações pessoais e nem dados de benefícios. “É preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135”, destacou o comunicado

Além da notificação pelo Meu INSS e ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível para finalização da análise.

Saiba mais sobre as exigências que precisam ser cumpridas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do INSS