Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Bienal do Livro é declarada Patrimônio Cultural no Rio de Janeiro
Com patrocínio da Dataprev, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura, festival comemora 40 anos neste ano
Neste ano, a Bienal do Livro comemora 40 anos. Considerado o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, o evento conta com patrocínio da Dataprev, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Imposto Sobre Serviços (ISS), e ocorre até o dia de 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca. A edição especial traz o mote “o que nos torna humanos, a capacidade de sentir e se emocionar” e foi promovida a Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Segundo a organização, a edição deste ano valoriza as histórias e as diferentes narrativas, independentemente da plataforma, mas sem perder de vista o livro como estrela para a formação de uma nação leitora.
De acordo com a Bienal, serão reunidos 380 autores e personalidades, em mais de 200 horas de evento. A programação é para públicos de todas as idades. A expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas circulem nos dez dias de festival, que conta com tradução em libras, transmissão simultânea on-line e nos telões nos jardins do Riocentro.
"O leitor é o motivo da nossa existência. Chegamos aos 40 anos acreditando nas pontes que criamos e nos sonhos que ainda podemos realizar. Queremos que as experiências sejam cada vez mais positivas e marcantes na vida das pessoas", celebra o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid.
Com o propósito de transformar o país a partir do estímulo à leitura, a Bienal vai receber um público recorde de estudantes no projeto Visitação Escolar: serão mais de 100 mil alunos das redes pública e particular, com o maior investimento feito pelas secretarias municipais e estadual de Educação - R$ 8 milhões - garantindo que nenhum aluno de escola pública participante do projeto volte para casa sem livro. Além da visitação escolar, a Bienal novamente promove visitas guiadas para deficientes visuais, com o apoio do Instituto Benjamin Constant, com apoio da Colgate.
Para chegar ao evento, além de ônibus privado oferecido pela empresa GO2 Eventos, a Prefeitura do Rio criou uma linha especial de BRT para os fins de semana e o feriado (SE010), das 9h às 21h, partindo do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme - mais próxima à entrada da Bienal. Nos dias de semana, haverá reforço de ônibus para a região do Riocentro.
Bienal do Livro do Rio
Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a edição comemorativa traz as mais relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Este ano, o maior festival oferece ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias.
*** Com informações e imagem 1 do portal www.bienaldolivro.com.br