Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
BPC: Idosos e pessoas com deficiência precisam atualizar seus dados no Cadastro Único
INSS alerta que medida é necessária para manter o benefício. O processo de acompanhamento pode ser visto pela plataforma ‘Meu INSS’ - desenvolvida pela Dataprev
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Essa atualização precisa ser feita, no mínimo, a cada dois anos para garantir a manutenção do benefício. Para isso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Assistência Social da Prefeitura.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família, e tenham renda mensal familiar, por pessoa, de até ¼ do salário mínimo vigente. Para realizar o pagamento do benefício, o INSS considera a inscrição no CadÚnico e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Como reativar o benefício
Nos casos em que o BPC for suspenso por falta de atualização no cadastro, o segurado deve primeiramente atualizar seus dados na Assistência Social do município. Somente após essa atualização, o beneficiário pode requerer o serviço "Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido", através da plataforma desenvolvida pela Dataprev – 'Meu INSS' – ou por meio da Central Telefônica 135.
O acompanhamento do processo também é feito pelo 'Meu INSS' ou pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
***Com informações do INSS.