Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 20/09/2023 - 09:55

Plataforma digital foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão com apoio da Dataprev

A plataforma digital Brasil Participativo, criada para que a população possa contribuir de forma online na elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) e propor melhorias nas políticas públicas já recebeu, desde o seu lançamento, no dia 11 de maio, 45 mil votos nos projetos disponíveis e mais de 800 novas propostas dos cidadãos. 

Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em colaboração com a Secretaria Geral da Presidência da República, Dataprev, comunidade Decidim-Brasil e Universidade de Brasília (UnB), a ferramenta está auxiliando o governo federal a fazer desta a maior experiência de participação social aberta do país. 

Por meio da ferramenta, podem participar da consulta tanto os cidadãos individualmente quanto entidades da sociedade civil organizada. Qualquer pessoa que possua conta GOV.BR, em qualquer um dos níveis de cadastro (Bronze, Prata ou Ouro) poderá fazer e eleger propostas para o PPA.  

A plataforma do PPA Participativo foi desenvolvida no âmbito do Startup GOV.BR, programa inovador, gerido pelo MGI, e que tem como meta acelerar o desenvolvimento de projetos de transformação digital dentro do Governo Federal. Na prática, o Startup GOV.BR visa ampliar a digitalização dos serviços públicos federais, com economia de recursos e ações que simplifiquem a vida do cidadão. 

O período de contribuições ao PPA vai até o dia 10 de julho. 

Como participar? 

Para acessar a plataforma Brasil Participativo, basta criar uma conta GOV.BR ou baixar o aplicativo GOV.BR em seu smartphone. Clique em “criar conta GOV.BR”. Digite seu CPF e clique em "Continuar". Você será guiado em todos os passos. Fique tranquilo: a conta GOV.BR é única e segura e atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. O nível Bronze é o primeiro nível de acesso ao criar a conta. 

Se você já tem conta, é só entrar com seu login e senha, em seguida fazer suas escolhas e propostas.  

Acesse a Plataforma Brasil Participativo e participe!


***Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.