Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
seg, 08/07/2024 - 15:23

Avanços na autarquia no último ano foram destacados durante evento, na sede do instituto

Ministro e presidentes do INSS e da Dataprev durante cerimôniaUma cerimônia realizada em Brasília, nesta sexta-feira (5), celebrou os 34 anos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Na ocasião, foram destacados os avanços na autarquia neste último anoLink externo.

Com foco no atendimento das necessidades do cidadão, Lupi e Stefanutto apontaram a implantação do Atestmed, o Meu INSS+ e a nomeação de concursados como importantes aliados para a redução do Tempo Médio de Concessão líquido e da fila de requerimentos.

O presidente do INSS defendeu que é responsabilidade do governo cuidar dos segurados, mesmo após estarem aposentados. "Nosso trabalho não acaba na concessão (do benefício), ele segue. Temos a obrigação de alertar sobre mudanças no atendimento, facilitar o acesso às informações e aos serviços do INSS", explicou Stefanutto. 

Já o ministro Lupi chamou atenção para a humanização do atendimento nas Agências da Previdência Social (APS). “Esse ano vai ser o ano da humanização da Previdência, ela está mudando", afirmou Lupi, que acrescentou: "Daremos direito a quem tem direito".

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, por sua vez, afirmou que a tecnologia é o catalisador dessa mudança de padrão de atendimento e aliada da humanização do processo. “O INSS e a Previdência Social talvez sejam as instituições que mais utilizam tecnologia, de maneira mais intensa e cotidiana, para a operacionalização dos benefícios sociais, sem discutir e aceitar, de maneira alguma, o afastamento com o cidadão”. Ele reiterou o compromisso e a manutenção dessa relação, pautados na necessidade de manter o avanço e a complexidade tecnológica, para fazer jus à evolução da sociedade e do atendimento de suas necessidades, com agilidade e praticidade.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência Social, Benedito Brunca; o secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pintos; a vice-presidente da ANASPS, Elienai Ramos Coelho e a diretora de Orçamento, Finanças e Logística, Débora Aparecida Andrade Floriano.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do INSS