Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Cerimônia em Brasília celebra 34 anos do INSS
Avanços na autarquia no último ano foram destacados durante evento, na sede do instituto
Uma cerimônia realizada em Brasília, nesta sexta-feira (5), celebrou os 34 anos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Na ocasião, foram destacados os avanços na autarquia neste último anoLink externo.
Com foco no atendimento das necessidades do cidadão, Lupi e Stefanutto apontaram a implantação do Atestmed, o Meu INSS+ e a nomeação de concursados como importantes aliados para a redução do Tempo Médio de Concessão líquido e da fila de requerimentos.
O presidente do INSS defendeu que é responsabilidade do governo cuidar dos segurados, mesmo após estarem aposentados. "Nosso trabalho não acaba na concessão (do benefício), ele segue. Temos a obrigação de alertar sobre mudanças no atendimento, facilitar o acesso às informações e aos serviços do INSS", explicou Stefanutto.
Já o ministro Lupi chamou atenção para a humanização do atendimento nas Agências da Previdência Social (APS). “Esse ano vai ser o ano da humanização da Previdência, ela está mudando", afirmou Lupi, que acrescentou: "Daremos direito a quem tem direito".
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, por sua vez, afirmou que a tecnologia é o catalisador dessa mudança de padrão de atendimento e aliada da humanização do processo. “O INSS e a Previdência Social talvez sejam as instituições que mais utilizam tecnologia, de maneira mais intensa e cotidiana, para a operacionalização dos benefícios sociais, sem discutir e aceitar, de maneira alguma, o afastamento com o cidadão”. Ele reiterou o compromisso e a manutenção dessa relação, pautados na necessidade de manter o avanço e a complexidade tecnológica, para fazer jus à evolução da sociedade e do atendimento de suas necessidades, com agilidade e praticidade.
Também estiveram presentes na cerimônia o diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência Social, Benedito Brunca; o secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pintos; a vice-presidente da ANASPS, Elienai Ramos Coelho e a diretora de Orçamento, Finanças e Logística, Débora Aparecida Andrade Floriano.
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do INSS