Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 28/02/2023 - 11:00

Segurados poderão procurar os bancos entre 17 e 20 de março para solicitar a antecipação. Dados dos cidadãos são processados pela Dataprev

 

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram, nesta quarta-feira (22), portaria conjunta (n. 31) para antecipar o pagamento de benefícios dos moradores dos municípios paulistas afetados pelas fortes chuvas: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. As cidades tiveram o reconhecimento de estado de calamidade pelo Governo Federal, de forma sumária, na segunda-feira (20) desta semana.

Segundo o INSS, também está prevista a liberação de recurso extra para esse público enquanto perdurar o período de calamidade. O valor corresponde a um mês de benefício e a previsão é de que esteja disponível a partir do dia 27 de março para quem receba aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Já os benefícios temporários não estão incluídos na iniciativa.

O Instituto mensura que, inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício. E o montante será de aproximadamente R$ 220 milhões.

Nos próximos dias, a autarquia federal publicará normativo com a regulamentação da antecipação dos valores e outras ações como, por exemplo, atendimento prioritário na análise e conclusão dos pedidos de benefício realizados na região afetada pelas chuvas. O órgão estima que 12 mil pessoas sejam atendidas pela medida.

O segurado que tenha interesse pela antecipação deve manifestar o interesse no banco em que recebe seu benefício. O prazo de optar pelo adiantamento é de 17 a 20 de março.

Como vai funcionar

O valor enviado pelo INSS estará no banco em que a pessoa recebe o benefício, porém bloqueado. O segurado pode escolher usar este recurso, formalizando sua opção no próprio banco, que liberará o dinheiro no dia 27. Essa opção poderá ser de uma única vez enquanto perdurar o estado de calamidade.

O órgão reforça que o valor extra será descontado, posteriormente, do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem qualquer acréscimo.

INSS na região

O INSS possui quatro unidades de atendimento na região paulista e paga mensalmente benefícios para mais 100.000 mil pessoas, no valor total de R$ 220 milhões.

Os segurados que tiverem o atendimento prejudicado por conta das chuvas terão o atendimento presencial remarcado sem prejuízo da data de entrada do pedido do benefício. As novas datas para atendimento podem ser verificadas pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. A plataforma digital do Meu INSS foi desenvolvida e é mantida pela Dataprev.


*** Com informações do INSS.