Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 05/06/2025 - 11:25

A certificação internacional atesta que a instalação foi construída conforme o projeto e atende a todos os requisitos para a realização de manutenções, sem a necessidade de interrupção da operação da infraestrutura

Após as reformas para modernização do sistema de climatização, que aconteceram ano passado, o Data Center de Brasília (DCDF), da Dataprev, foi novamente certificado com Tier III Facility. A estrutura já possuía esse reconhecimento, mas precisou renová-lo. Em dezembro, foi realizada uma auditoria nas instalações, a certificação em março e, no início deste mês de maio, a empresa recebeu a placa com o selo internacional. 

O reconhecimento é realizado pela UpTime Institute, organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. A certificação Tier III Facility para o DCDF é um dos resultados do Plano de Ação 2025.  

Segundo o diretor da Diretoria de Gestão de Infraestrutura de TIC (DGI), Antonio Hobmeir Neto, a certificação mostra o compromisso da empresa em manter sua infraestrutura moderna, segura e operando nos mais elevados padrões. 

Já o gerente de Divisão de Gestão de Instalações Críticas de Data Center, Pedro Luiz Trevisan de Souza, explica que para obter a certificação são realizados vários testes simulando cenários de manutenção para demonstrar que o data center se mantém em operação normal nessas situações.  O gerente da Divisão de Gestão de Rotinas Batch e Transmissões (DIOT),Wilson Duarte de Oliveira Júnior, reforça que: “sempre que ocorre uma alteração relevante no data center é necessário certificar novamente o projeto e a construção para garantir a qualidade da operação”.  

O processo de modernização do sistema de climatização do Data Center do Distrito Federal (DCDF) envolveu a substituição de 23 climatizadores de precisão, divididos entre as salas cofre, segura, de operadoras e de Uninterruptible Power Supply (UPS), ou seja, a sala de fonte de alimentação ininterrupta.  

Placa de reconhecimento Sobre a certificação 

O UpTime Institute criou o seu sistema de classificação Tier em meados dos anos 90, com o objetivo de avaliar os serviços de facilities de data centers, do ponto de vista de performance e disponibilidade da infraestrutura. 

As classificações Tier (palavra que significa nível ou camada em inglês) são progressivas, do nível I a IV, cada uma delas incorporando os requisitos definidos para as faixas anteriores. A cada faixa, aumentam as garantias de disponibilidade dos recursos de TI e os custos e a complexidade da operação. 

Os três data centers da Dataprev, em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, contam com a certificação Operational Sustainability nível ouro, a mais alta do sistema de classificação Tier III.