Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
seg, 18/09/2023 - 14:28

Iniciativa foi promovida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e pelo Project Management Institute (PMI-DF)

 

Na tarde desta terça-feira (12), foi realizado o evento ‘Café com Projetos – Gerenciamento de Projetos e Cibersegurança’, no auditório da Dataprev, em Brasília (DF). O encontro foi promovido pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Project Management Institute (PMI-DF) e apoio da Dataprev. A iniciativa teve como objetivo refletir e trocar experiência sobre as temáticas.

“Esse restabelecimento da parceria é fundamental para todos os órgãos da SISP. É fundamental estreitar essa relação e aumentar o espaço de escuta para que a gente saiba o que o órgão de fato está precisando e como podemos trabalhar em melhorias. É uma agenda que o governo prioriza e interações como essa fazem parte do processo”, reforçou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, durante abertura. “Acho que cada vez mais a gente tem que ter uma visão projetizada, de acompanhamento e monitoramento”, finalizou.

Já a presidenta do PMI-DF, Cristina Duarte, explicou que o Instituto possui várias iniciativas similares de capacitação e discussão na área de gestão e projetos. “Realizamos constantemente diversos eventos, webinars e rodas de discussão. Estamos com a casa aberta para receber todos os órgãos que estão aqui e compõem o SISP”, disse.

Privacidade e Segurança

A primeira palestra foi feita pelo diretor de Privacidade e Segurança da Informação da SGD/MGI, Leonardo Ferreira, e tratou sobre “Privacidade, Proteção de Dados Pessoais e Segurança da Informação e Segurança Cibernética”.

“A Dataprev e o Serpro são prestadores de serviços para infraestruturas críticas e apoiam operacionalmente também em incidentes”, reforçou Leonardo Ferreira ao mencionar que as empresas têm nível elevado em segurança e são parceiras da SGD.

O diretor explicou o funcionamento da SGD como órgão central do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) – com 251 instituições; as frentes da Estratégia de Governo Digital, além da plataforma GOV.BR, as áreas prioritárias de Governo Digital e alguns diagnósticos realizados.

Os ataques cibernéticos com repercussão na mídia, em nível mundial e no Brasil, que aconteceram nos últimos três anos também fizeram parte da explicação do gestor, que apresentou dados do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados (IBRASPD). Segundo Leonardo Ferreira, o Governo Federal identificou a área prioritária de atuação e estruturou o Programa de Privacidade e segurança da Informação (PPSI). O PPSI tem por objetivo fortalecer a cultura de privacidade e segurança da informação e estabelecer os papéis envolvidos na composição da estrutura de governança do tema nos órgãos do SISP.

Na ocasião, ainda foi detalhado os desafios do Ciclo 2023-2026, incluindo sensibilização, sustentação, alocação eficiente de recursos, gestão de ferramentas Priv e Cyber no SISP; contratação e retenção de letramento digital.

Governo Digital em números

O GOV.BR já possui 151 milhões de contas, 4.176 serviços digitais; 890 serviços integrados na plataforma. Atualmente, a Rede GOV.BR já alcança os 27 estados, englobando mais de 450 municípios.

Demais palestras

O Café com Projetos ainda trouxe as palestras: “Como aplicar os princípios de risco em projetos” e “Como gerenciar riscos de segurança cibernética em projetos”. A primeira foi feita pelo doutor e professor Adjunto da Universidade de Brasília (UNB) Rafael Rabelo. Já o último tema foi explanado pelo doutor e professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília (UCB) João Souza Neto.