Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev assina acordo de transferência tecnológica em IA com a Huawei
A parceria prevê a criação de um Centro de Inteligência Artificial para apoiar o desenvolvimento de soluções junto com universidades do Nordeste
A Dataprev assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Huawei para montar um Centro de Inteligência Artificial, que vai apoiar o desenvolvimento de soluções em universidades do Nordeste. A parceria foi anunciada pelo presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, durante o 16º encontro do Clube do Poire Digital, realizado na terça-feira (01/04), em Brasília, com a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, entre outros convidados.
Segundo Assumpção, o Centro é virtual, sem sede física, e vai utilizar, sempre que necessário, as instalações e a infraestrutura da Dataprev na região, localizadas em Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Também dessas capitais serão as universidades integrantes da iniciativa, que prevê, já para este ano, a entrega de alguns protótipos, ou MVPs (sigla em inglês para produto mínimo viável), baseados em modelos de IA da Huawei.
Como parte do acordo, a empresa chinesa está desenvolvendo uma versão básica de LLM (Modelo de Linguagem de Grande Escala) em português. E oferece prontas linguagens com treinamento especializado em diferentes indústrias. Das dez disponíveis com foco setorial, foram selecionadas cinco, inicialmente, para a transferência tecnológica: modelos de linguagem treinados em administração e serviços públicos, saúde, educação, segurança e agricultura. “Vamos criar os MVPs na primeira fase de trabalho; com a experiência adquirida, a expectativa é agregar novos parceiros e entes de governo na etapa de expansão do projeto”, explicou Assumpção.
A secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, destacou a cultura corporativa da Dataprev, consolidada nos últimos anos por meio de técnicas de moderação, planejamento e fortalecimento do diálogo entre as áreas, que ela considera chave para o avanço tecnológico dos produtos. “A empresa investiu ativamente na capacidade de diálogo das pessoas e na criação de um ambiente de confiança, que é necessário para inovar e entregar resultados, que, por sua vez, vão transformar a vida da população brasileira.”
Estiveram presentes ao encontro do Clube do Poire Digital, ainda, o Secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência Social e um dos precursores do processo de modernização da Dataprev; o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas; Miriam Chaves, assessora especial da ministra do MGI; Danilo Bertazzi, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital do MGI; e Raimundo José da Silva, assessor especial do ministro do MTE, além de diretores, superintendentes e outros gestores da Dataprev.
Sobre o Clube do Poire Digital - O Clube do Poire Digital foi criado pela Dataprev em 2023 para reunir mensalmente especialistas de alto nível em diferentes setores da produção de conhecimento sobre tecnologias digitais e políticas públicas, em debates sobre temas estratégicos e inovadores. É inspirado no Clube do Poire, nome dado ao grupo de parlamentares que se reunia em torno do deputado Ulysses Guimarães, um apreciador da aguardente francesa feita de pera.