Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 22/11/2024 - 17:10

É o terceiro contrato fechado pela estatal, dentro de uma estratégia que prevê operação integral dos equipamentos dentro dos seus datacenters

imagem de mão tocando nuvemA Dataprev, empresa pública de tecnologia, anunciou, nesta segunda-feira (11), a contratação dos serviços de nuvem da Amazon Web Services (AWS). É o terceiro contrato na estratégia de computação em nuvem da estatal, que adquiriu recentemente soluções também da Huawei e da Oracle e visa aumentar a velocidade, a escala e a capacidade de processamento nas entregas dos projetos, grande parte deles relacionados à expansão da Infraestrutura Nacional de Dados (IND) do país.

As nuvens dos três fornecedores serão instaladas dentro dos data centers da Dataprev, medida que atende aos requisitos de soberania, nos casos de dados sensíveis de governo e da sociedade, e poderão ser operadas em modo de nuvem pública, privada ou híbrida, de acordo com a necessidade do cliente.

“A Dataprev vem incorporando novas bases de informações sociais e aprimorando aplicações que tornem os serviços públicos e a execução das políticas cada vez mais eficientes, do ponto de vista do acesso do cidadão aos seus direitos”, explica o presidente da empresa, Rodrigo Assumpção. “É uma mudança estrutural na forma de a empresa trabalhar. De um lado, os eventos extremos exigem uma reação rápida das instituições para apoio às pessoas atingidas. De outro, há uma diretriz do governo para modernizar e fazer a transformação digital do Estado com ênfase na melhoria dos serviços públicos. O que as nuvens garantem é agilidade e flexibilidade para avançar nesse processo.”

 “Para nós, da AWS, é gratificante poder contribuir com o processo de transformação digital do país, tendo como objetivo a prestação de serviços de melhor qualidade ao cidadão. Investimos contiuamente em nossa infraestrutura para apoiar nossos clientes com total segurança e privacidade de dados”, afirma Paulo Cunha, diretor para o setor público da AWS no Brasil.

A decisão de contar com mais de um fornecedor, segundo Assumpção, considerou a necessidade de poder oferecer aos clientes diferentes cenários, tecnologias, inclusive de Inteligência Artificial, e uma variedade de recursos que poderão ser habilitados apenas se e quando necessários, explica Assumpção. Sempre operadas pela Dataprev, é possível configurar ambientes em nuvens híbridas  - públicas ou privadas, conforme a demanda -, conectar interfaces de aplicativos de IA, bancos de dados, gerar novos serviços.

Os data centers da Dataprev têm certificação internacional Tier III, que atesta alta disponibilidade da operação e estão localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília. As contratações de serviços de computação em nuvem estão de acordo com todas as exigências governamentais de soberania tecnológica determinadas pela portaria nº 5.950 da Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Multinuvem soberana – É uma estratégia de criação de infraestrutura habilitadora, a partir da convergência de serviços de computação em nuvem, com soberania, por meio do controle e operação nos data centers da Dataprev.

Sobre a Dataprev – A Dataprev é empresa pública de tecnologia, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Apoia a execução de políticas públicas, responsável pela guarda e gestão da maior base dados sociais do país, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade.  A empresa tem sede em Brasília e conta ainda com seis unidades nos estados do Ceará, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo.