Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 23/11/2022 - 20:29

Além da abertura, empresa discutirá temas importantes do setor como ‘desafios do futuro digital’ e ‘transformação de dados em resultados para o Estado’

O Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps) iniciou na manhã desta quarta-feira (16), em Brasília, com o objetivo de fomentar discussões inovadoras e divulgar boas práticas para a melhoria da prestação de serviços públicos no setor. “A empresa participa, em seus 48 anos recém completados, da história da Previdência Social no Brasil. Hoje, a Previdência corresponde a nada menos que R$ 795 bilhões de um orçamento de R$ 1.831 trilhão, segundo o último Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, elaborado pela Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento. Ou seja, mais de 40% de toda a despesa primária do Governo Federal é destinada aos benefícios previdenciários”, reforçou o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, durante cerimônia de abertura do evento.

Já o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, destacou que o Congeps representa um divisor de águas e exemplificou conquistas da Previdência, como a desburocratização e a simplificação dos processos de concessão de benefícios. “O Meu INSS’’ é o principal símbolo de nosso compromisso inequívoco com a transformação digital para a modernização dos processos burocráticos. Queremos um Estado mais digitalizado, mais ágil, mais presente na vida dos cidadãos”, afirmou.

“Nossa visão é ser uma instituição de excelência no reconhecimento de direitos e gestão de benefícios sociais. Nossos valores estão pautados na ética, respeito, segurança, transparência, profissionalismo, e responsabilidade socioambiental”, pontuou o presidente do INSS, Guilherme Serrano. Para o titular do Instituto, o congresso aproximará a Previdência brasileira do que a Academia, as empresas privadas, outros governos e organizações internacionais têm de conhecimento e de experiências exitosas.

A abertura do evento contou ainda com a participação dos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; do TCU, Aroldo Cedraz; entre outras autoridades.

Congeps

Promovido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e o Tribunal de Contas da União (TCU), o Congeps seguirá até a sexta-feira (18). A Dataprev é patrocinadora do Congresso em conjunto com Correios e Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps).

O Congresso conta com dois mil congressistas, com a participação de mais de 15 países de forma presencial e on-line, além de mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais.

A Dataprev também estará presente nesta quinta-feira (17), às 14h15, no Painel: “Transformando Dados em Resultados para o Estado’’, com participação da superintendente de Produtos de Dados e Análise da Diretoria de Produtos e Soluções. Na sexta-feira (18), às 8h48, o diretor de Relacionamento e Negócios, Alan Santos, estará na Conferência: Os desafios do futuro digital. Saiba mais.