Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 15/04/2025 - 16:24

Em Hyderabad, na Índia, presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, esteve entre os palestrantes sobre futuro digital, inovação inclusiva e diálogo global

presidente Rodrigo Assumpção durante palestra

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participou entre os dias 6 e 9 de abril de rodas de debates, negócios e mentorias do Congresso Global World Summit Award (WSA), em Hyderabad, na Índia. O tema do evento foi sobre Democracia Digital e Nós: Soluções de Impacto para Desafios Globais.

Assumpção foi um dos painelistas da roda de conversa Futurizando a Democracia: Ameaças e Oportunidades na Era Digital (Em inglês: Futurizing Democracy: Threats And Opportunities In The Digital Age), realizado no segundo dia do encontro. Entre outras iniciativas, o presidente da Dataprev defendeu a relevância de consolidar a Infraestrutura Nacional de Dados. “Os dados da [IND] são tão importantes quanto as estradas, portos, aeroportos e telecomunicações. É preciso ter controle dos dados. Acredito que isso poderá determinar nosso futuro”, reforçou.  

O presidente também abordou a existência de ferramentas digitais que podem promover a participação direta dos cidadãos nas decisões governamentais, com o intuito de fomentar um senso de pertencimento no processo político; as ameaças do mundo digital à noção de verdade, exemplificando que atualmente as imagens não são mais reflexos da realidade; e o hiperindividualismo proporcionado pelas redes sociais versus a dificuldade de organização coletiva, entre outros desafios da atualidade. “Nós temos que recuperar a crença de que a política pode gerar transformações efetivas”.

Presidente da Dataprev sentado no palco em conjunto com outros especilistasA roda de conversa contou com a presença de outros cinco especialistas: Madara Ogot, CEO da UbuntuNet (Aliança para pesquisa e educação), do Kenya; Rama Lanka, diretor de Tecnologias Emergentes do governo de Telagana; Darshna Shah, chefe do escritório de Inteligência Artificial do Reino Unido; Ieva Zilioniene, líder de Consultoria de Negócios NRD, da Lituânia; e Uma Kalkar, especialista de Dados e Governança de IA do Reino Unido.

A capilaridade, mobilização das redes sociais, além das oportunidades e ameaças do uso da inteligência artificial também fizeram parte das discussões entre os especialistas internacionais.

IND

Um dos pilares da transformação digital do governo brasileiro, a Infraestrutura Nacional de Dados é um projeto que integra bases públicas para transformar radicalmente a relação do Estado com a população e ampliar o exercício da cidadania.

Congresso WSA

O Congresso Global WSA é uma confluência de pessoas que enfrentam alguns dos desafios mais urgentes do mundo, que incluem desigualdades digitais, governança de dados e democracia. Ele reúne uma comunidade global de empreendedores sociais que estão usando a tecnologia digital para impulsionar mudanças positivas.

O encontro oferece uma plataforma para os participantes compartilharem ideias sobre questões sociais globais, terem contato direto com autoridades governamentais e líderes do setor privado, e interagem com uma comunidade diversificada e multissetorial.

* Com imagens e informações do World Summit Award (WSA).