Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev participa do Congresso Global World Summit Award sobre democracia digital
Em Hyderabad, na Índia, presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, esteve entre os palestrantes sobre futuro digital, inovação inclusiva e diálogo global
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participou entre os dias 6 e 9 de abril de rodas de debates, negócios e mentorias do Congresso Global World Summit Award (WSA), em Hyderabad, na Índia. O tema do evento foi sobre Democracia Digital e Nós: Soluções de Impacto para Desafios Globais.
Assumpção foi um dos painelistas da roda de conversa Futurizando a Democracia: Ameaças e Oportunidades na Era Digital (Em inglês: Futurizing Democracy: Threats And Opportunities In The Digital Age), realizado no segundo dia do encontro. Entre outras iniciativas, o presidente da Dataprev defendeu a relevância de consolidar a Infraestrutura Nacional de Dados. “Os dados da [IND] são tão importantes quanto as estradas, portos, aeroportos e telecomunicações. É preciso ter controle dos dados. Acredito que isso poderá determinar nosso futuro”, reforçou.
O presidente também abordou a existência de ferramentas digitais que podem promover a participação direta dos cidadãos nas decisões governamentais, com o intuito de fomentar um senso de pertencimento no processo político; as ameaças do mundo digital à noção de verdade, exemplificando que atualmente as imagens não são mais reflexos da realidade; e o hiperindividualismo proporcionado pelas redes sociais versus a dificuldade de organização coletiva, entre outros desafios da atualidade. “Nós temos que recuperar a crença de que a política pode gerar transformações efetivas”.
A roda de conversa contou com a presença de outros cinco especialistas: Madara Ogot, CEO da UbuntuNet (Aliança para pesquisa e educação), do Kenya; Rama Lanka, diretor de Tecnologias Emergentes do governo de Telagana; Darshna Shah, chefe do escritório de Inteligência Artificial do Reino Unido; Ieva Zilioniene, líder de Consultoria de Negócios NRD, da Lituânia; e Uma Kalkar, especialista de Dados e Governança de IA do Reino Unido.
A capilaridade, mobilização das redes sociais, além das oportunidades e ameaças do uso da inteligência artificial também fizeram parte das discussões entre os especialistas internacionais.
IND
Um dos pilares da transformação digital do governo brasileiro, a Infraestrutura Nacional de Dados é um projeto que integra bases públicas para transformar radicalmente a relação do Estado com a população e ampliar o exercício da cidadania.
Congresso WSA
O Congresso Global WSA é uma confluência de pessoas que enfrentam alguns dos desafios mais urgentes do mundo, que incluem desigualdades digitais, governança de dados e democracia. Ele reúne uma comunidade global de empreendedores sociais que estão usando a tecnologia digital para impulsionar mudanças positivas.
O encontro oferece uma plataforma para os participantes compartilharem ideias sobre questões sociais globais, terem contato direto com autoridades governamentais e líderes do setor privado, e interagem com uma comunidade diversificada e multissetorial.
* Com imagens e informações do World Summit Award (WSA).