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Atualizado em: 
seg, 05/06/2023 - 18:39

Metodologia envolve colaboração e coloca usuário como ponto central para identificação de problemas e soluções

Integrantes da equipe de inovação reunidos em oficinaEm sintonia com as mais modernas práticas de desenvolvimento, um dos recursos utilizados pela Dataprev com o objetivo de aprimorar seus produtos e serviços é a realização de oficinas de Design Thinking, Design de Serviços e Design Sprint, facilitadas pelo Departamento de Inovação da empresa, sempre com o emprego de uma metodologia colaborativa, com foco no usuário.
 
“Enquanto o Design Thinking busca soluções inovadoras de problemas ou a descoberta de oportunidades, com o uso de técnicas e ferramentas visuais e textuais; o Design de Serviços visa reformular serviços existentes ou a formulação de novas proposições, modelos e processos de serviço, através da organização de pessoas, materiais, infraestrutura e comunicação, de forma a melhorar a qualidade; Já o Design Sprint foi criado pela Google Ventures com o objetivo de ser uma metodologia ágil para criação e validação de soluções em 5 dias. Tem um cronograma bem estabelecido e critérios um pouco mais rigorosos, é um passo a passo mesmo”, explica a gestora da Divisão de Fomento à Inovação Aberta (DIFI), Larissa Ibiapina. 
 
Os projetos partem do entendimento de problemas reais enfrentados pelos usuários, para transformar essas informações em soluções implementáveis e ajudar a organização a se relacionar melhor com as pessoas às quais serve. 
 
Em linhas gerais, a metodologia da oficina segue cinco etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e validação. “Na primeira, busca-se entender o sentimento do usuário. Na segunda, é empregado um filtro para definir o principal desafio a ser enfrentado. Em seguida, é imaginada a solução como o usuário desejaria que fosse. Na quarta etapa, a melhor solução é escolhida e um protótipo criado. Por fim, são realizados testes de usabilidade”, resume o analista da DIFI, Arthur Henrique Oliveira.
 
A relação de produtos e serviços da empresa que foram aprimorados nas oficinas é extensa, mas destacam-se o Meu INSS, a Intermediação de Mão de Obra e a CTPS Digital, entre outros.