Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Dataprev recebe INSS para conclusão do planejamento de 2023 de olho no cidadão
Publicado em:
ter, 14/02/2023 - 18:09
Atualizado em:
sex, 17/02/2023 - 17:11
Equipes definem ações conjuntas para este ano, com destaque para ampliação do reconhecimento automático de direitos

Por ser uma das prioridades do Instituto neste ano, a ampliação do reconhecimento automático de direito é um dos pontos mais tratados. “A iniciativa visa o incremento do percentual de conclusão de requerimentos iniciais de benefícios, de maneira automática”, explica o analista de Tecnologia de Informação, Rafael Portinho, da área de Análise de Negócios da Dataprev. E completa: “um dos objetivos é a redução do estoque de benefícios em análise”, enfatizou.
A dinâmica de trabalho foi elogiada pelos representantes do INSS. A coordenadora de Pagamentos da direção central do Instituto, Ingrid Camilo, que participa pela primeira vez do planejamento entre os parceiros, afirmou que a estruturação desse trabalho constrói a fundamentação dos projetos. “Essa é a base para que as iniciativas sejam concretizadas”.
O coordenador-geral de Sistemas e Automação da diretoria de benefícios do INSS, Ailton Nunes, por sua vez, destaca que boa parte dos desafios do Instituto serão solucionados por meio de sistemas e tecnologia. “A Dataprev, parceira dessas soluções, nos apoiará materializando tudo o que está sendo proposto para melhor qualidade dos serviços oferecidos aos brasileiros”, ressaltou.
Outras ações que apoiam o INSS no sentido de atingir suas metas de redução de filas e de prestar o melhor atendimento ao cidadão também estão sendo detalhadamente abordadas pelos times.
Trabalho com foco no cidadão
O tamanho do desafio das equipes envolvidas neste trabalho é fácil imaginar por se tratar de dois órgãos que, entre outras responsabilidades, comandam o processamento mensal de uma das maiores folhas previdenciárias do mundo, com 37 milhões de beneficiários, além de outros benefícios e serviços que impactam diretamente a vida de mais tantos milhões de brasileiros.
Mas o que não é fácil entender é a dimensão por trás deste trabalho. São cerca de 30 milhões de atendimentos em média, por mês, considerando todos os canais do INSS, inclusive o chatbot desenvolvido pela Dataprev, a Helô. Também são registrados aproximadamente 960 mil reconhecimentos de direitos, processadas 450 mil perícias médicas e gerenciados em torno de 42 milhões de contratos de empréstimo consignado.Homens e mulheres, sentados e em pé, sorrindo para a foto. No fundo da imagem, temos o banner institucional com o texto "Novos tempos, grandes desafios"
Toda essa gama de serviços que priorizam a segurança dos dados dos cidadãos conta com uma robusta infraestrutura mantida e monitorada 24 horas por equipes da Dataprev. Além da retaguarda dos data centers da empresa, que dispõem de certificação internacional Tier III, os serviços do INSS envolvem mais de 3,5 mil servidores virtuais, equivalentes à capacidade de 14,5 mil computadores interligados e funcionando juntos. Também são monitorados 1,8 mil circuitos espalhados por centenas de cidades em todo o Brasil. Já no quesito armazenamento, o volume de dados ultrapassa 1 petabyte, o que corresponde a mais de 1 bilhão de arquivos de 1 megabyte.
Tamanha robustez requer alinhamento constante entre Dataprev e INSS, essencial não apenas para a manutenção dos resultados alcançados até hoje, como também para levar a prestação de serviços aos cidadãos a um próximo nível.