Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 18/10/2022 - 15:31

DCD>Latam Awards 2022 destaca iniciativas de inovação, eficiência e projetos do setor de centro de dados. Foram avaliados mais de 80 projetos

Depois de dois anos de pausa devido à pandemia, o DCD>Latam Awards 2022, voltou em sua 10ª edição. Neste mês de setembro, em Cancún, no México, a Dataprev venceu a categoria “Evolução do Data Center Empresarial”, concorrendo com gigantes regionais como Bradesco, Banco do Brasil e Sicoob. A premiação, promovida pela organização internacional Datacenter Dynamics (DCD), reconhece regional e globalmente projetos de infraestrutura de data centers e as contribuições mais relevantes para o setor.

A Dataprev - empresa pública brasileira - também foi finalista em outras duas categorias, demonstrando a qualidade, capacidade e gestão eficiente de suas estruturas e do seu time técnico.

No total, foram avaliados mais de 80 projetos de empresas de 12 países da América Latina. Além da vitória, as instituições participantes se tornam padrões a serem seguidos em um setor cada vez mais competitivo.

O diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev reforçou a importância da gestão. "A manutenção e continuidade dos investimentos realizados nos últimos anos e atualmente colocaram a Dataprev na vanguarda de ter infraestrutura de missão crítica certificada internacionalmente", frisou.

 

Certificação internacional

Os data centers estão localizados em Brasília, sede da empresa, Rio de Janeiro e São Paulo, com alta capacidade computacional e sistemas redundantes de energia e refrigeração. Os três possuem as certificações internacionais Tier III Facilities e Operational Sustainability, que avaliam as instalações em termos de construção e disponibilidade da infraestrutura e a forma como o centro de dados é operado.

Além de ter sido a primeira empresa pública do Brasil a receber a certificação global, também foi a primeira da América Latina a conquistar o selo CEEDA, que atesta a adoção das melhores práticas de eficiência energética.

 

Evolução contínua e eficiência

A empresa especializada em gestão de benefícios sociais e soluções digitais se propõe a seguir sempre em busca de oferecer o que há de melhor para o cidadão e se mantém na vanguarda tecnológica, contribuindo com soluções inovadoras e respeitando o cuidado com o meio ambiente. “Responsabilidade, evolução contínua e entrega do time são os pilares que trouxeram o prêmio para a Dataprev”, ressalta o superintendente de Operações (SUOP).

 

Modernização sustentável

A modernização dos data centers, um dos maiores programas de atualização tecnológica na infraestrutura da empresa, além de incluir a Dataprev entre as grandes do setor, gerou economias significativas, especialmente no consumo de água e energia, com o uso de equipamentos mais eficientes, aliados à boas práticas de gestão. “Hoje contamos com profissionais dedicados exclusivamente à gestão dos data centers, o que permite foco e a busca constante pelas melhores práticas e soluções do setor”, explica o gerente executivo do Departamento de Monitoração, Operação e Facilities (DEOF).

Além disso, contribuiu para que a Dataprev pudesse evidenciar sua capacidade de armazenar e proteger os dados dos cidadãos, sendo fundamental em entregas significativas como o Auxílio Emergencial. “A Dataprev tem seus dados operando da melhor maneira e seguindo as melhores práticas de mercado, o que nos dá uma garantia de que podemos entregar serviços com mais qualidade para o país”, explica o superintendente da SUOP.

 

Premiações

Desde 2015, a Dataprev marca presença no DCD>Latam Awards e, de lá para cá foram diversas conquistas. “É um sonho poder concorrer com tantas empresas do mercado privado e mostrar que o serviço público também tem condições de apresentar uma boa qualidade”, destaca o gerente executivo do Departamento de Gestão de Ambientes (DEGA) da Diretoria de Administração e Pessoas (DAP). O gerente ficou à frente da Divisão de Gestão de Facilities da Diretoria de Tecnologia e Operações (DIT) por 5 anos. A área é responsável pela gestão dos data centers.

Em 2016, venceu na categoria “Equipe de Data Center do Ano”, durante a edição brasileira do DCD Awards. No ano seguinte, foi premiada pela “Melhor Prestação de Serviço Digital no Setor Público. Já em 2018, recebeu o prêmio de melhor projeto de cloud. Em 2019, foi novamente considerada a melhor prestadora de serviços digitais no setor público e conquistou o 1º lugar na categoria “Inovação na Melhoria da Eficiência Energética no Data Center”.

 

*** Texto adaptado aos normativos do período de defeso eleitoral.