Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 26/05/2023 - 17:55

Documento pode ser emitido no site ou aplicativo ‘Meu INSS’ – plataforma desenvolvida pela Dataprev

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar a carteira virtual do beneficiário e o cartão ‘Meu INSS+’ para ter acesso a confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante. De acordo com o INSS, o documento também permite descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Para isso basta acessar o aplicativo ou site ‘Meu INSS’ – plataforma desenvolvida pela Dataprev – e clicar no ícone "carteira do beneficiário".

O "clube de vantagens" é fruto de parceria entre Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e CAIXA - que disponibilizarão serviços aos usuários – correntistas ou não.

O Governo Federal iniciou a disponibilização do documento na segunda-feira (22) desta semana e o lançamento foi realizado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Na ocasião, o titular do Ministério assinou a Portaria MPS n.º 1773, que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+.

Segundo o INSS, o ministro da Previdência avaliou que pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos via Meu INSS+. "Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%", pontuou o ministro Lupi.

Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code, que mudará mensamente. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.

Como emitir a carteira do beneficiário:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS – desenvolvido pela Dataprev;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar';
  5. Pronto ! A carteira do beneficiário estará disponível .

 

                                                                             

*** Com informações e arte do INSS.