Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Helô completa 3 anos com mais de 66 milhões de atendimentos no Meu INSS
Apenas em 2023 o chatbot, desenvolvido pela Dataprev, realizou mais de nove milhões de atendimentos
Neste mês de maio, a Helô – assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), completa três anos. Ao longo deste tempo, o chatbot desenvolvido pela Dataprev já realizou 66 milhões de atendimentos, sendo nove milhões apenas em 2023, sobre 90 assuntos. A atuação da inteligência artificial, aliada aos demais canais de serviços disponibilizados, cumpre um importante papel tornando os atendimentos aos cidadãos mais ágeis e simples.
Criada por uma equipe de especialistas da Dataprev para facilitar o acesso do cidadão a todos os serviços do INSS que não exigem a presença física, a Helô pode ser acessada por meio do Meu INSS. Ela responde às dúvidas relacionadas aos serviços e benefícios e permite ao visitante encontrar os temas de seu interesse mais rapidamente.
Para interagir com a Helô, basta acessar o Meu INSS pela web ou aplicativo e clicar no balão de chat que aparece no canto inferior direito da tela. Uma caixa de diálogo é expandida com a apresentação da assistente virtual. Nesta etapa, são solicitados nome completo e CPF do usuário.
Prêmios
A facilitadora já recebeu o Prêmio de Boas Práticas das Américas, no ano de 2020, promovido pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA).
Durante esses anos de existência, a Helô vem acumulando uma base sólida de usuários satisfeitos e tem sido reconhecida por sua eficiência e praticidade. Seu aniversário é uma oportunidade para celebrar os avanços tecnológicos e a inovação que ela representa.
Curiosidade
O nome da Helô foi inspirado em Elóy Chaves – político e empresário pioneiro da seguridade social devido a Lei que leva o seu nome e favoreceu os trabalhadores da malha ferroviária paulista e foi a base do atual INSS. Por lembrar foneticamente o nome da personalidade, o apelido Helô foi escolhido.