Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
ter, 19/09/2023 - 17:46

Com funcionamento 24 horas por dia, estrutura trabalha no tratamento e resolução de incidentes

arte com números do Centro de Operações de Segurança da DataprevA Dataprev divulga, nesta segunda-feira (18), um infográfico que detalha a atuação da equipe do Centro de Operações de Segurança (em inglês: Security Operations Center – SOC) da empresa. A estrutura faz parte da Diretoria de Gestão de Infraestrutura de TIC (DGI) e trabalha no tratamento e resolução de incidentes 24 horas por dia – sete dias por semana. Em 2023, mais de 13,5 milhões de bloqueios foram realizados pelo Web Application Firewall (WAF) – umas das ferramentas utilizadas pela Dataprev para prover segurança.

Além disso, desde 2020, mais de dois mil eventos de segurança foram tratados pelo time composto por 15 analistas. O SOC – como é mais chamado pelos times da empresa – reúne processos, pessoas e tecnologia envolvidas na detecção, contenção e resposta a ameaças cibernética. O grupo conta com cinco atividades principais: identificação de eventos em temo real, monitoramento contínuo de segurança, priorização baseada em risco, atividades de resposta e mitigação de ataques.

Os profissionais do Departamento de Segurança Operacional (Deso) atuam organizados em três times com ações específicas, desde a defesa proativa, monitorando e respondendo às ameaças, quanto na análise e revisão das vulnerabilidades de infraestrutura, incluindo ações na conformidade da segurança operacional.

Confira abaixo, o infográfico sobre o Centro de Operações de Segurança e/ ou inglês: Security Operations Center (SOC).