Ir para o conteudo 1

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 18/11/2022 - 08:32

Especialistas da empresa participaram de paineis em evento que reuniu mais de 550 profissionais de tecnologia

 

Nesta semana, durante dois dias, especialistas da Diretoria de Tecnologia e Operações (DIT) da Dataprev compartilharam as experiências e rotinas dos data centers da empresa em debates realizados no DCD>Connect São Paulo. A Dataprev foi a primeira empresa pública do Brasil a receber a certificação internacional TIER III e, também, a primeira da América Latina a conquistar o selo CEEDA – que atesta a doção das melhores práticas de eficiência energética.

O engenheiro e gerente da Divisão de Gestão de Facilities, Pedro Trevisan, participou da discussão com representantes da Embratel, DCD Academy, Itaú Unibanco e Uptime Institute sobre ‘Modernização: Como manter um Data Center na Vanguarda da Infraestrutura de TI?’.

“É muito importante iniciativas com representantes de outros data centers e consultores especializados em instalações de missão crítica para acompanhar as tendências, novas soluções e planejar possíveis ajustes/estudos no caminho a ser trilhado na manutenção das melhores práticas nas infraestruturas”, reforçou.

Já a analista e líder em TI Enrica Souza destacou o alto nível de conhecimento do encontro. “O painel foi enriquecedor e aprendemos muito em momentos como esse. Senti, ainda, muito orgulho da representação feminina na discussão”, reforçou. Enrica integrou pela Dataprev o grupo de painelistas das empresas Deerns, Huawei, Itau Unibanco, Seal Telecom e STULZ, que trataram sobre ‘Eficiência Energética - Como equilibrar a eficiência energética do Data Center diante do aumento da demanda e da implementação de novas tecnologias?’.

A analista ressaltou ainda dois pontos relevantes mencionados no evento e que estão em tratamento na casa como: os desafios da adequação da gestão de datacenter ao modelo ESG e evoluções tecnológicas relacionada a refrigeração de ambientes de TI.

A modernização dos data centers, um dos maiores programas de atualização tecnológica na infraestrutura da empresa, incluiu a Dataprev entre as grandes do setor e gerou economias significativas, especialmente no consumo de água e energia, com o uso de equipamentos mais eficientes, aliados à boas práticas de gestão.

Melhor evolução de data center da América Latina

Em setembro deste ano, a Dataprev foi premiada na categoria “Evolução do Data Center Empresarial” no DCD> Latam Awards 2022, referência em data center na América Latina, concorrendo com empresas como Bradesco, Banco do Brasil e Sicoob e equivalentes em outros países da região. Promovido pela organização internacional Datacenter Dynamics (DCD), o órgão reconhece regional e globalmente projetos de infraestrutura de data centers e as contribuições mais relevantes para o setor.

Foram avaliados mais de 80 projetos de empresas de 12 países da América Latina. Além da vitória, as instituições participantes se tornam padrões a serem seguidos em um setor cada vez mais competitivo.

DCD>Connect | São Paulo

De acordo com a organização, o DCD>Connect São Paulo reuniu mais de 550 profissionais dos data centers mais influentes do Brasil para viver 24 horas de experiência de networking, descobrimento de tecnologias, intercâmbio de informação e interação, para acelerar as suas escolhas tecnológicas e tomar decisões com maior rapidez.

 

*Imagens: DatacenterDynamics Brasil.