Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 23/10/2025 - 12:29

Documento oficial identifica professores em todo território nacional e facilita acesso a benefícios. Emissão é online, com validade de dez anos

Mulher parda de cabelo ruivo e blusa vermelha segura envelope da arteira Nacional Docente do Brasil

Professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas, passam a ter direito à Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento com versão digital que identifica os profissionais e dá acesso a diversos benefícios e vantagens exclusivas, como parte do programa Mais Professores para o Brasil, do Ministério da Educação (MEC). A solução tecnológica que viabiliza essa política pública foi desenvolvida pela Dataprev.

O sistema de solicitação da CNDB estará disponível a partir desta quinta-feira (16), por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br (veja passo a passo mais abaixo). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em cerimônia nesta quinta-feira (15), Dia dos Professores, no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro (RJ).  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da solenidade, onde a Dataprev esteve representada pelo diretor de Administração e Pessoas, Álvaro Botelho.

A CNDB é um avanço no acesso aos direitos dos professores e está prevista na Lei nº 15.202/2025, sancionada neste mês de outubro, e agora compõe o programa Mais Professores, instituído em janeiro de 2025 pelo MEC.  A expectativa é de atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país.
 
Com a carteira, os profissionais têm benefícios como: meia-entrada em eventos culturais (cinemas, teatros e shows), ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas e descontos em hotéis, por meio de parcerias. O documento terá validade de 10 anos. 
 
A relação das empresas que aderiram à política será mantida na página Mais Professores. As instituições também serão identificadas pelo selo #Tôcomprof. 
 
Demonstração da Carteira Nacional Docente do Brasil tem cores branco e cinza, com a silhueta do mapa do Brasil estampada por trás da foto e dos dados do titularComo solicitar
 
1- Verificação de dados
  • Para ser elegível, é preciso que o professor tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular (sem suspensão) junto à Receita Federal; e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino;
  • Caso atenda a esses critérios, o sistema irá trazer, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino. O professor deve, então, verificar os dados e confirmar as informações;
  • Caso algum dado esteja incorreto, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora.
 
2 - Preenchimento de informações adicionais
  • O profissional deve informar endereço completo e contato (e-mail e telefone);
  • Em seguida, faz o upload de uma foto dentro dos parâmetros do sistema.
 
3 - Confirmação e análise
  • Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão;
  • Os dados serão analisados, e o acompanhamento é feito pela plataforma.

Palco montado em ginásio para solenidade, com o presidente Lula usando camisa vermelha sentado ao centro, rodeado de representantes do governo e do legislativo também sentados ao lado dele. Dataprev e MEC

O MEC é um dos mais recentes clientes da Dataprev. Além da CNDB, a parceria firmada neste ano envolve a incorporação à infraestrutura da empresa do Sistema Gestão Presente (SGP), que reúne dados da trajetória escolar dos estudantes da Educação Básica, como informações pessoais, de matrícula, de desempenho, de frequência, para apoio à gestão das redes de ensino nos estados e municípios.

Entre os módulos do SGP estão, entre outros, os do Jornada do Estudante e do Pé-de-Meia.

O Ministério também firmou parceria com a Dataprev na 10ª edição do Hackathon, dinâmica entre empregados da empresa com foco na proposta de soluções digitais, que neste ano foi voltada para o uso de IA nas demandas da educação.

Fotos: Angelo Miguel/MEC