Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 15/09/2023 - 18:56

Evento híbrido reuniu representantes do governo. Objetivo é ampliar o diálogo e apresentar as dinâmicas de trabalho da Sest do MGI

autoridades sentadas em volta de mesa em formato em U durante reuniãoO Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reuniu de forma híbrida, na última sexta-feira (2), os conselheiros e conselheiras de Administração da pasta em empresas estatais federais. O evento teve como objetivo ampliar o diálogo e apresentar as dinâmicas de trabalho da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) – parte da estrutura do MGI.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou a importância de haver um representante do Governo Federal dentro dos conselhos dessas organizações. “É muito importante a presença de alguém do MGI, que é um representante da Sest, dentro do Conselho, pois eles vão saber quais são as orientações principais, os canais de comunicação e, assim, poderão manter uma relação próxima”, destacou.

Esther Dweck explicou ainda que a visão sobre as estatais mudou com a nova gestão. “O processo anterior era muito ligado a uma redução do papel das estatais, uma eventual privatização e uma alienação das participações da União”, pontuou. Com essa mudança, o papel dessas empresas passou a ser valorizado pelo Governo Federal e a Sest tem a função de orientar e fortalecer o diálogo nesse processo.

“As estatais têm um papel importante, elas têm uma função corporativa e pública. Dentro delas, há um representante do acionista que possui uma visão sobre a empresa e a Sest ajuda a organizar essa visão, além de coordenar, tendo um olhar igual para todos, mesmo que cada uma tenha suas especificidades”, disse a ministra.

Por fim, a ministra Esther agradeceu aos conselheiros e conselheiras por aceitarem o desafio e destacou a significante missão deles, que representa a visão do Governo dentro das estatais. “Temos um papel importante na determinação da política, de ter a certeza de que a empresa está cumprindo sua missão. É importante ter esse olhar bem atento e reportar essas questões. Tem um canal nosso de comunicação para vocês levarem as questões às empresas, mas o contrário também é importante. Discutir, tirar dúvidas e levantar questionamentos”, concluiu.

Fortalecimento das estatais

A secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, explicou que a estratégia do MGI é fortalecer as estatais. “Esse fortalecimento está em constante construção com os conselhos de administração das empresas e nós vamos começar a exercitar essa construção pelos conselheiros do MGI, que estão presentes aqui”, afirmou.

Elisa Lionel reforçou que a Sest está em constante construção de diálogos e orientações, sem comprometer a autonomia dos conselheiros. “Existem estratégias das políticas públicas, mas os conselheiros continuam tendo autonomia para seguir aquilo que a consciência diz, claro, a consciência de servidor público”, destacou.

A secretária convidou ainda os presentes para conhecerem o “espaço do Conselheiro” dentro do portal da Sest, onde estão reunidos um conjunto de informações que poderão orientar a jornada dos conselheiros e conselheiros no seu dia a dia, com guias e manuais separados por temas. Acesse: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/empresas-estatais-federais/espaco-do-conselheiro/espaco-do-conselheiro.

Dataprev

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A estatal fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado brasileiro.

*** Com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
*** Crédito: Adalberto Marques - MGI.