Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 20/09/2023 - 09:57

Ao conhecer infraestrutura de TIC, Carlos Lupi e presidente do INSS reforçam parceria com Dataprev para aprimoramento dos serviços previdenciários

Da esquerda para a direita: superintendente do INSS no Rio de Janeiro, Marcos Fernandes, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Glauco WamburgO ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Glauco Wamburg, visitaram na manhã desta sexta-feira (12) o data center da Dataprev no Rio de Janeiro, o maior da empresa, com área útil de 1.028 m². Acompanhados do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, eles conheceram a infraestrutura de TIC que atende aos mais altos padrões de operação exigidos pelo mercado e permite o fornecimento de soluções que apoiam a execução de políticas públicas do país. Ambos reforçaram a importância da parceria com a Dataprev, responsável pela guarda e gestão de cerca de 35 bilhões de dados sociais, para o aprimoramento dos serviços previdenciários prestados ao cidadão brasileiro.

“Estamos em um órgão que pode ser a essência do Brasil de amanhã. Fiquei muito impressionado com a tecnologia usada pela Dataprev e com a capacidade dos seus servidores. Aqui é excelência do Brasil”, ressaltou o ministro Carlos Lupi. “Essa parceria para mim é fundamental porque nós temos que olhar a população que precisa da gente. São quase 38 milhões de brasileiros que sobrevivem por causa dos benefícios da Previdência Social”, reforçou.

O presidente do INSS, por sua vez, destacou o desafio de ampliar a eficiência na prestação da política de previdência pública do país e reforçou o papel da Dataprev na evolução tecnológica do instituto: “Temos outros desafios pela frente e com certeza a ampliação e a continuidade dessa parceria será relevante para entregar à sociedade o que ela espera de nós, que é uma previdência pública eficiente, um regime geral de previdência eficaz que atenda a necessidade da nossa sociedade”.

Ministro da Previdência Social visita sala de monitoramentoO presidente da Dataprev guiou a visita ao data center, acompanhado do superintendente de Operações, Bruno Manhaes, que também detalhou o funcionamento e a alta capacidade computacional da estrutura. O data center conta com a certificação Operational Sustainability nível ouro, a mais alta do sistema de classificação Tier III. O selo é conferido pelo UpTime Institute, organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“É sempre uma enorme satisfação quando um ministro e o presidente do INSS vêm nos visitar. Tanta coisa fica mais fácil de explicar e demonstrar. Então esse nível de diálogo com a presença dos dois é exatamente o que no dia a dia vai nos levar a esses resultados que nos colocaram. Nossa expectativa é manter isso e ter esse grau de comprometimento que é real nos nossos sentimentos, mas externados em um planejamento minucioso, cotidiano, do enfrentamento do nosso problema conjunto”, afirmou Rodrigo Assumpção.

Com capacidade energética e de refrigeração reforçadas, o data center da Dataprev no Rio de Janeiro conta com uma sala-cofre de 488 m² e uma sala segura de 426m².

“As duas salas apresentam os mesmos níveis de redundância elétrica e de climatização, possuem sistemas idênticos de detecção e combate incêndio, circuito fechado de TV e controle de acesso. A grande diferença entre os ambientes é o invólucro. A sala-cofre apresenta uma série de características que a tornam resistente a inundações, incêndios, projéteis e explosões, dentre outras adversidades”, explica o gerente da Divisão de Gestão de Facilities, Pedro Trevisan, que também participou da visita. A comitiva contou ainda com o superintendente do INSS no Rio de Janeiro, Marcos Fernandes.

Em relação a processamento e memória, as máquinas que estão dentro do data center correspondem a mais de 4.800 estações de trabalho. Já o sistema UPS redundante (sigla do inglês Uninterruptible Power System, ou Sistema de Energia Ininterrupta), com 1.200 kVA instalados, garante a estabilidade da energia para os equipamentos, assegurando que interrupções por parte da concessionária de energia não impactarão a carga de TI.

Superintendente Bruno Manhaes fala sobre a infraestrutura aos visitantesProcessamento de grandes volumes de dados

Nos data centers da Dataprev, localizados ainda em São Paulo e Brasília, são processados e tratados grandes volumes de dados. A empresa é responsável pela guarda e gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de direitos, como aposentadorias e salário-maternidade. A empresa faz também o processamento mensal de cerca de 37 milhões de benefícios previdenciários.

A Dataprev foi a primeira empresa pública a obter certificação internacional TIER III dos seus três data centers, selo de qualidade que é mantido até hoje. Essas infraestruturas são projetadas para promover a alta disponibilidade e a segurança dos sistemas. Em um ambiente com certificação Tier III, por exemplo, os serviços de manutenção e a substituição de equipamentos são feitos sem interrupção de funcionamento de qualquer operação. Isso só é possível porque existe redundância – elétrica e de refrigeração – de dispositivos e caminhos de distribuição, requisitos fundamentais para a conquista da certificação.

Já em 2018, a Dataprev tornou-se também a primeira empresa pública da América Latina a receber o selo CEEDA - Certified Energy Efficiency in Data Centres Award - que atesta as melhores práticas de eficiência energética de seus três data centers e confirma que a gestão e operação dos ambientes estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade operacional da empresa.