Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
No Fórum de Inovação para o Setor Público, presidente da Dataprev destaca a estratégia de multinuvem soberana
Objetivo é dar apoio à construção da Infraestrutura Nacional de Dados no país
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participou do Fórum de Inovação para o Setor Público, na quinta-feira, 3 de outubro, em Brasília. O encontro, organizado pela Oracle Brasil, discutiu como a inovação e a tecnologia podem promover a transformação da gestão pública no Brasil.
Assumpção palestrou no painel “Soberania de dados” e destacou a consolidação da Infraestrutura Nacional de Dados (IND) e as tendências tecnológicas entre as aplicações de governo, como a hiperautomação e os ecossistemas de identidade digital. Ressaltou a estratégia de multinuvem da empresa, importante para dar escalabilidade e agilidade às entregas e assegurar interoperabilidade no contexto da IND.
Para ele, a contratação da multinuvem soberana está inserida no contexto da ampliação da capacidade computacional e da infraestrutura tecnológica da empresa. “A estratégia visa dar apoio à construção da Infraestrutura Nacional de Dados no país, qualificando bases e assegurando rapidez de resposta e interoperabilidade entre diferentes entes públicos. O objetivo da Dataprev é ter ampla oferta tecnológica, para atender com velocidade às muitas e diferentes demandas dos clientes e da sociedade”, destaca.
Além do presidente da Dataprev, participaram do painel a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori; o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas; a diretora de Negócios do Serpro, Ariadne de Santa Teresa Lopes Fonseca, e o diretor sênior da Global Defence Initiatives, da Oracle, Sam Whitlam.
"Esse governo é voltado para um desenvolvimento que inclua todo mundo, toda a população, todos os segmentos, todas as pessoas que estão em qualquer lugar, não deixa ninguém para trás. Queremos que esse desenvolvimento seja sustentável, no tripé da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Então precisamos que a transformação digital do país seja voltada para esses mesmos objetivos", afirmou a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori.
Para o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, é preciso resgatar a integração de dados como item fundamental para a melhoria da qualidade da política pública. "Precisamos integrar as bases e sair de uma visão de silos, de pilares, para uma visão integrada, que olhe para a vida das pessoas, que olhe para a necessidade do Estado", explicou.
Ao final do evento, Assumpção participou, juntamente com o representante da Oracle, de uma entrevista com a imprensa especializada em tecnologia digital.
Sobre a estratégia de multinuvem da Dataprev
A estratégia de multinuvem soberana da prevê a criação de infraestrutura habilitadora, a partir da convergência de serviços de computação em nuvem, com soberania, por meio do controle e operação nos data centers da Dataprev. A empresa assinou contrato com a Oracle em setembro de 2024 para fornecimento de serviços e sistemas baseados em computação em nuvem.