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Atualizado em: 
ter, 14/01/2025 - 18:05

As iniciativas da empresa visaram organizar os dados sociais dos brasileiros para melhoria de serviços e políticas públicas

Saiba as ações que se destacaram em 2024 na empresa

No ano em que a Dataprev completou 50 anos, a empresa estruturou uma nova estratégia de atuação, com ênfase na computação em nuvem, em plataformas multiclientes de serviços e na integração e qualificação de bases do seu ecossistema de dados sociais. As iniciativas desenvolvidas ao longo de 2024 responderam à demanda governamental de construção da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), e visam a entrega cada vez mais ágil de soluções para políticas públicas de diversos entes dos setores públicos e privados.
 
A Dataprev está comprometida com a missão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) de transformar o Estado brasileiro e desenvolver capacidades estatais para entregar melhores políticas e serviços públicos à população. A empresa, junto com seus clientes e parceiros, trabalhou para apoiar o desenvolvimento, a inclusão, a democracia, inovação, confiança, respeito aos direitos humanos, por meio das soluções tecnológicas. 
 
Os 50 anos da Dataprev
 
A programação de 50 anos da empresa, comemorados a 4 de novembro, incluiu evento no Museu do Amanhã, debates, homenagem a empregados e empregadas e seminário técnico sobre Inteligência Artificial, em parceria com a Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA). O seminário, de 5 a 7 de novembro, reuniu representantes de instituições de seguridade social de diversos países.
 
Com parte das celebrações, a empresa lançou o livro "Dados para cidadania. Memórias partilhadas.", que apresenta marcos da sua trajetória e entrevistas, nas cinco regiões do país, com beneficiários de políticas públicas que utilizam soluções de TI desenvolvidas pela Dataprev. O livro está disponível em site especial criado para o cinquentenário, que também traz depoimentos de empregados e empregadas. 
 
 
Contrato MGI
 
Em fevereiro de 2024, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Dataprev firmaram um contrato para atendimento a demandas de tecnologia da informação e comunicação de 21 órgãos do governo. Entre os objetivos está impulsionar a transformação digital e o aprimoramento das soluções tecnológicas que apoiam o funcionamento da administração pública federal, especialmente da área social do Estado brasileiro.
 
Auxílio Reconstrução ao Rio Grande do Sul
 
Entre final de abril e início de maio, chuvas violentas atingiram o Rio Grande do Sul . A Dataprev integrou a força-tarefa convocada pelo Governo Federal para apoiar o processamento, em caráter emergencial, do Auxílio Reconstrução pago aos foram desabrigados ou desalojados pelas inundações. A empresa articulou mais de 20 bases de dados -- públicas e privadas --, para permitir o pagamento do benefício do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parcela única de R$ 5,1 mil, em prazo médio de duas semanas. A experiência tornou-se paradigmática da importância de uma Infraestrutura Nacional de Dados (IND) consistente. No primeiro lote, em maio, foram pagos 34.196 benefícios, mas o sistema expandiu-se para mais de 400 mil famílias habilitadas, e para vários outros programas governamentais: políticas executadas pelo MIDR e pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE); do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Mempe); do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); das Cidades (MCid); da Cultura (MinC); pelo INSS, pela Caixa, pelo BNDES, Banco do Brasil, entre outros.
 
Multinuvem de governo 
 
A Dataprev contratou computação em nuvem, instalada dentro dos seus data centers, parte da estratégia corporativa de expansão e de oferta de ambientes aderentes aos requisitos de soberania dos dados. Os contratos foram fechados com a Amazon Web Services (AWS), a Huawei e a Oracle. O objetivo é aumentar a velocidade, a escala e a capacidade de processamento nas entregas dos projetos, grande parte deles relacionados à expansão da Infraestrutura Nacional de Dados (IND) do país. Além de permitirem expansão rápida, inclusive para atendimento de demandas emergenciais, as nuvens incluem novas ferramentas, por exemplo, de Inteligência Artificial.
 
Minha FAB 
 
A plataforma de serviços digitais Minha FAB foi desenvolvida pela DataprevA plataforma de serviços digitais Minha FAB, desenvolvida pela Dataprev, foi lançada oficialmente durante celebração do Dia dos Veteranos, realizada no dia 30 de julho, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Com isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi a primeira cliente da Plataforma Unificada de Atendimento UNA, solução da empresa no formato multiplataforma, preparada para atender a diferentes clientes com a mesma estrutura de serviços.
 
Cadastro Único
 
A Dataprev concluiu em dezembro o desenvolvimento de um novo sistema para gestão do Cadastro Único (CadÚnico), em fase de início de implantação.O cadastro, a cargo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), é a fonte de 43 programas sociais do Governo Federal, com 94,6 milhões de inscritos. Foi incorporado ao ecossistema de dados sociais da Dataprev, que, em vez de receber as informações replicadas da Caixa, passa a ser base primária do sistema. 
 
Cadastro Ambiental Rural 
 
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), que faz a gestão de dados ambientais e fundiários, sob responsabilidade do MGI, também foi incorporado ao ecossistema da Dataprev. O Sistema de gestão do cadastro, o SiCAR, cuida da base dos registros obrigatórios dos imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações das  propriedades com as de preservação ambiental. A internalização começou no primeiro semestre de 2024, e está em fase de finalização.  
 
App Bolsa Verde 
 
Desenvolvido pela Dataprev em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o aplicativo Bolsa Verde foi apresentado oficialmente em outubro. É voltado para os beneficiários do programa, como extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais e quilombolas, população da zona rural, principalmente da região amazônica, que mora em áreas protegidas. O app disponibiliza dados atualizados, como data de pagamento dos benefícios. O objetivo é facilitar o acesso às informações e aos serviços do programa por meio de dispositivos móveis, a fim de alcançar uma maior participação social dos beneficiários.
 
Ministério das Mulheres 
 
A Dataprev e o Ministério das Mulheres anunciaram em dezembro o Sistema Nacional de Dados das Casas da Mulher Brasileira (CMB), ferramenta responsável por coletar e organizar, de maneira padronizada e estruturada, os dados referentes aos atendimentos realizados nas Casas em todo o país. A CMB é um centro de atendimento multidisciplinar que integra no mesmo espaço diversos serviços especializados para atender mulheres em situação de violência. Em conjunto com a mesma pasta, a Dataprev atua, ainda, no desenvolvimento de um painel de monitoramento para que gestores públicos federais, estaduais e municipais consigam analisar e formular políticas públicas mais assertivas para mulheres; para o aprimoramento do Serviço de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e no Observatório Brasil de Igualdade de Gênero (OBIG).
 
Intercâmbios internacionais 
 
Missão técnica à Índia avalia tecnologias para DPIEm junho, missão técnica à ìndia, promovida pelo Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI), levou a Bangalore equipes da pasta, da Dataprev, do Serpro, do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Lemann, da Prefeitura de Recife e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), com o objetivo de aprofundar estudos sobre as soluções indianas de Infraestrutura Pública Digital.
 
Além disso, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção participou de evento sobre Inovação em Soluções de Governo Digital, realizado em setembro pela Huawei, na China, onde fez a palestra “Nuvem Soberana: acelerando a digitalização dos serviços públicos” e recebeu o prêmio “Digital Government Solution Innovation Award” pela atuação da empresa brasileira na transformação digital dos serviços governamentais. 
 
O executivo também esteve na 17ª Conferência Internacional sobre Tecnologia da Informação e Comunicação em Seguridade Social (ICT 2024), entre 6 e 8 de março, na Indonésia. O encontro reuniu mais de 400 CEOs, CIOs, gestores e especialistas, organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) em parceria com o Órgão Administrativo da Seguridade Social para o Setor de Saúde (BPJS Kesehatan) da Indonésia. 
 
Além de Assumpção, representantes da Dataprev compartilharam experiências corporativas, estratégias e diretrizes tecnológicas em vários outros eventos, nacionais e internacionais. Durante o ano, a empresa esteve presente, por exemplo, no  América Aberta, no 29° Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), e no Global Forum Sandboxes.
 
Entre as atividades relacionadas ao G20, presidido em 2024 pelo Brasil, destaques para as reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital e para o Estados do Futuro, que discutiu um modelo de Estado para um desenvolvimento sustentável e socialmente justo. O Estados do Futuro, foi promovido pelo MGI, em julho, em parceria com outros órgãos, como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cuja sede, no Rio, foi a base dos debates.
 
Entre os eventos nacionais, destaque para a Semana da Inovação, o Fórum de Inovação para o Setor Público, o Congresso de Inovação e Tecnologia na Gestão Pública, o Rio Innovation Week, a conferência “Horizontes comuns: o papel das infraestruturas públicas digitais na finança, identidade e justiça climática”, promovida  pela Data Privacy Brasil, Febraban Tech, Tech Gov Fórum Brasil.
 
A Dataprev também recebeu comitivas da Angola, de Cabo Verde, do Senegal e da Venezuela para conhecer seus data centers e a atuação da empresa na proteção social dos cidadãos por meio de soluções tecnológicas.
 
Hackaton 
 
Dataprev do Rio Grande do Norte sediou o Hackaton 2024Desenvolvido pelo Departamento de Inovação da Dataprev, o Hackathon 2024, nona edição da iniciativa, teve como tema "Cadastro Único Mais Seguro", voltado às ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A maratona de programação desafiou os profissionais da empresa a criar soluções inovadoras e tecnológicas para problemas reais enfrentados pelo ministério. A competição levou 32 horas e foi realizada na unidade de Natal, no Rio Grande do Norte. A solução "CadIA - A plataforma de segurança e inteligência do CadÚnico" conquistou o primeiro lugar, criada pela equipe HAKAPRO, integrada por profissionais da unidade da Paraíba.
 
Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão
 
A Dataprev assinou em 2024, o  Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (Pacto DEI) que estabelece mecanismos de cooperação para o aprimoramento de políticas públicas e estratégias que promovam a diversidade nas estatais. A cerimônia de assinatura, realizada no auditório da sede da Petrobras, em Brasília, contou com a presença do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e representantes de outras 34 estatais. 
 
"Enen dos Concursos"  
 
A Dataprev sediou a Central de Operações do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a sala de situação, onde foi realizado o trabalho de monitoramento de incidentes e respostas do chamado "Enem dos Concursos".  Lula foi recepcionado pelo presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
 
Concurso público 
 
A Dataprev também realizou mais um concurso público para preenchimento de 236 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior. A medida acompanha o crescimento da demanda e a aceleração dos prazos de entrega de produtos e serviços. São novas tecnologias e um ritmo mais intenso voltado à melhoria dos serviços públicos e do atendimento às demandas sociais do Estado.