Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qui, 28/03/2024 - 12:08

Empresa recebeu o prêmio juntamente com outras instituições do DF pelo aproveitamento da água chuva

autoridades posadas com as placas de reconhecimento do Selo Guardião da ÁguaEm evento alusivo ao Dia Mundial da Água, promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o sistema de aproveitamento da água da chuva da Dataprev em Brasília foi premiado, nesta terça-feira (26), com o Selo Guardião da Água. A homenagem reconhece experiências exitosas relacionadas ao uso responsável dos recursos hídricos desenvolvidas em escolas e ações de reúso em estruturas prediais do Distrito Federal (DF).

A superintendente Jurídica e de Compliance da Dataprev, Isabel Luiza Rafael Machado dos Santos, e o gerente executivo do Departamento de Gestão de Ambientes da Superintendência de Serviços Logísticos, Eduardo Sousa, representaram a Dataprev durante a premiação, na sede da Adasa, em Brasília (DF).

A superintendente Isabel explica que a Dataprev é uma empresa que atua com responsabilidade social e, por isso, tem implementado práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) em suas atividades, desenvolvendo estratégias para garantir eficiência no consumo de recursos naturais, por meio da melhoria progressiva dos índices de consumo de energia elétrica, água e papel, minimizando os impactos negativos dessas atividades no meio ambiente. “O Selo Guardião da Água é o reconhecimento desse trabalho, resultante do compromisso da Dataprev com as melhores práticas de governança para a sustentabilidade, diante dos desafios globais que hoje se apresentam”, enfatiza.

Já o gerente Eduardo Sousa destaca que a decisão da empresa em adotar medidas de reúso de água da chuva foi estimulada por uma compreensão profunda da importância da sustentabilidade e da conservação da água. “Reconhecemos que a água é um recurso precioso e finito. O uso consciente e a reutilização são fundamentais para garantir sua disponibilidade para as gerações futuras. Este reconhecimento valida nossos esforços contínuos para promover a sustentabilidade e nos motiva a continuar aprimorando nossas práticas”, destacou.

equipe da manutenção predial da Dataprev durante vistoria do sistema pluvial da empresaOs representantes da empresa foram recepcionados pelo coordenador de Regulação da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto da Adasa, Leandro Oliveira, que esteve na Dataprev em fevereiro para realizar uma vistoria técnica do sistema para concorrer à premiação. Naquela ocasião, a equipe de manutenção predial da empresa acompanhou a vistoria.

“Nós tivemos a oportunidade de selecionar algumas instituições, juntamente com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que mais se destacaram nos projetos de vistoria. O Sistema da Dataprev foi premiado, pois tem um conjunto de quesitos, desde a correta implantação, o monitoramento com a presença de um gestor predial, além da motivação dos usuários em fazer o uso do sistema. Por esse conjunto de critérios, a instituição se destacou e foi selecionada para estar aqui. Contamos com ajuda para disseminar essas práticas no Distrito Federal e contribuir para o uso mais sustentável dos recursos hídricos”, diz Leandro.

O evento da Adasa reuniu autoridades, estudantes e técnicos em recursos hídricos e contou ainda com o lançamento da nova versão do Manual de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do DF. A publicação inclui mudanças do novo marco regulatório nacional dos serviços públicos de saneamento básico e incorpora conhecimentos técnicos para aprimorar a gestão da drenagem urbana na região.

Ao final, os convidados conheceram a maquete do Museu Internacional da Água (MINA), um complexo arquitetônico, desenhado por Oscar Niemeyer.