Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
sex, 17/02/2023 - 17:08

Provir, interrompido durante os anos mais duros da pandemia, novamente recebe público interessado em conhecer os ambientes premiados da empresa

Criado em agosto de 2009, e interrompido durante o período mais duro da pandemia, o Programa de Visitação e Relacionamento com a Dataprev (Provir) voltou a realizar visitas guiadas aos três data centers da empresa, na sede em Brasília, no Rio de Janeiro – o maior deles –, e em São Paulo.
 
Aberto a clientes, estudantes, profissionais de tecnologia da informação e, também, a empregados e colaboradores da Dataprev, o Provir mostra aos visitantes a infraestrutura que permite à empresa seguir atuando para fornecer soluções de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) voltadas ao aprimoramento e à execução de políticas sociais do Estado brasileiro.
 
Durante a visita guiada de aproximadamente uma hora e meia, os participantes podem conhecer o NOC (Network Operations Center), Sala Segura e Sala-cofre e ainda a estrutura de geradores responsável por garantir que o funcionamento dos data centers seja de 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
 
Nos data centers da empresa são processados e tratados grandes volumes de dados. Não à toa, a empresa cada vez mais se especializa em Inteligência Artificial, Análise de Dados e Big Data. A Dataprev é responsável ainda pela guarda e gestão de cerca de 35 bilhões de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), ecossistema que permite a concessão automática de direitos como aposentadorias e salário-maternidade, por exemplo.
 
Serviços em nuvem também estão disponíveis nos data centers, em modalidades como Infraestrutura como Serviço (IaaS), Monitoramento como Serviço (MaaS) e Proteção de Dados. Com agilidade, segurança e alta disponibilidade, atendem requisitos e normativos do Governo Federal.
 
Também passam pelas máquinas da empresa o processamento mensal de aproximadamente 37 milhões de benefícios previdenciários, pagos pelo INSS. Estão hospedados na Dataprev, ainda, a estrutura e o desenvolvimento que possibilitam disponibilizar mais de 100 serviços no app e no site do Meu INSS.
 
A aplicação da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) também é desenvolvida por especialistas da empresa, processada e hospedada nos data centers da empresa, onde estão ainda as aplicações on-line que fazem a liberação do Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
 
Para solicitar uma visita, envie um e-mail para provir@dataprev.gov.br.
 
Saiba mais sobre os data centers da Dataprev
A Dataprev foi a primeira empresa pública do País a receber o selo Operational Sustainability e completar o ciclo Tier III. Possui ainda os selos Design e Facility. Os três data centers são certificados em Operational Sustainability no nível ouro, a classificação mais alta do sistema da organização global Uptime Institute, entidade máxima em certificação de data center e a única a emitir o certificado no padrão Tier.
 
Tudo isso atrelado a sustentabilidade. As unidades dispõem de sistemas de climatização de precisão para garantir condições de temperatura e umidade adequadas aos equipamentos de TI. A infraestrutura recebeu, inclusive, o selo CEEDA – Certified Energy Efficiency in Data Centres Award – que atesta as melhores práticas de eficiência energética. A Dataprev foi a primeira empresa pública da América Latina a conquistar a certificação.
 
Hoje, mais de 80% da energia consumida pela empresa e nos data centers têm origem limpa e renovável provenientes do mercado livre de energia. A Dataprev já deixou de emitir mais de 300 toneladas de CO2 e foram poupadas mais de 900 árvores. O uso de energia renovável se traduz, ainda, em economia financeira. Só no data center do DF, no primeiro contrato, a economia prevista é de pelo menos R$ 3 milhões.
 
Legendas: nas imagens, o diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Antonio Hobmeir, recebe delegações estrangeira ligadas aos serviços previdenciários da Estônia e da Espanha