Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:35

Circuito integrado ao fundo com cadeado transparente sobrepostoNa próxima terça-feira (31), a Dataprev realizará o 66º Fórum de TIC, que debaterá o tratamento de incidentes de segurança. A programação conta com cinco painéis com a participação de empresas públicas e privadas. Estarão presentes representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR Gov) e da Palo Alto Networks, além da equipe de resposta e tratamento de incidentes de segurança em computadores na rede da Unicamp (CSIRT Unicamp).

O primeiro painel abordará o tratamento de incidentes de segurança na Dataprev, apresentado por Rafael Pereira, analista da Coordenação de Inteligência e Defesa de Segurança de Informações (COID). Serão debatidos os desafios encontrados, bem como serão apresentados exemplos de casos tratados pela Comissão de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (CTIR) da empresa.

Na sequência, Georgeson Tito, do Serpro, apresentará mitos e verdades do DDoS. A sigla vem do inglês Distributed Denial of Service, ataque que tem como objetivo tornar um servidor, um serviço ou uma infraestrutura indisponíveis ao sobrecarregá-lo ou fazendo uso dos seus recursos até que estes se esgotem.

Em seguida,  Alexandre José Ribeiro, analista de incidentes do CTIR Gov, abordará o tratamento de incidentes com base na norma complementar 21, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que estabelece diretrizes para registro, coleta e preservação de evidências de incidentes de segurança em redes computacionais dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta. 

Já o professor da Unicamp Gesiel Galvão Bernardes abordará o uso de flows (sumário com vários pacotes de rede) no tratamento de incidentes, que tem como objetivo detectar anomalias e tentativas de intrusão na rede de modo mais eficiente. O engenheiro de sistemas Carlito Vieira, da Palo Alto Networks, por sua vez, falará sobre a visibilidade no tratamento de incidentes.

Sobre o Fórum de TIC – O evento será realizado na sala multiuso do edifício-sede da Dataprev, em Brasília. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail comunicacao@dataprev.gov.br ou pelo telefone (61) 3207-3305. Realizado desde fevereiro de 2009, o Fórum de TIC Dataprev abre espaço para apresentação de melhores práticas, discussões e trocas de experiência sobre diversos assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação. Até o momento, a empresa já discutiu temas como inclusão social, redes de telecomunicações, qualidade de dados, banco de dados, acessibilidade, software livre, segurança da informação, novas mídias, cooperação internacional, entre outros.

Serviço

Evento: 66º Fórum de TIC da Dataprev

Data: 31 de maio, terça-feira

Horário: 9h às 17h

Local: Edifício-Sede Dataprev, 11º andar, Sala Multiuso

Endereço: SAS Quadra 1, Bloco E/F, Brasília/DF