Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de Privacidade. Ao continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.
Rodrigo Assumpção defende ênfase em resultados nas empresas públicas de TI
O presidente da Dataprev participou do painel Perspectivas para as empresas de TI públicas, realizado no 22º Conip.
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, participou nesta segunda-feira (6) do painel Perspectivas para as empresas de TI públicas, realizado no 22º Conip - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, em São Paulo. Segundo ele, “as empresas públicas devem ser um centro de excelência, capaz de apoiar um centro de decisão, dentro do governo, de modo a assegurar ao Estado o controle e a soberania indispensável sobre os dados e as informações do país, em quaisquer instâncias de poder.”
Na opinião do executivo, tecnologias como indústria 4.0, Internet das Coisas, computação cognitiva, mobilidade, redes sociais, nuvem e análise de dados avançam aceleradamente e vão exigir das ações de TI dos governos “processos e objetivos claros, com foco maior em resultados”. Os casos de sucesso, segundo ele, vão envolver “centralização de decisão, projeto e orçamento”.
Nesse sentido, Assumpção destacou a importância da tecnologia da informação para melhorar processos e aumentar a produtividade, cumprindo um papel de aliada da gestão. "Cortar custos de TI é cortar o que faz uma empresa sair da crise”, afirmou. Na avaliação do presidente da Dataprev, ao se posicionarem como integradoras e desenvolvedoras de soluções, as empresas de TI estão frente a uma janela de oportunidade, de consolidação de sua relevância.
O Conip reúne cerca de 500 participantes de diferentes estados brasileiros, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes executivo, judiciário e legislativo e gestores públicos. O evento se encerra nesta terça-feira (7). Este ano, o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), desenvolvido pela Dataprev, é um dos finalistas da 19ª edição do Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, que premia, desde 1998, os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos.