Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3
Fim da lista órgãos do governo

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
qua, 27/09/2017 - 09:37

O Sistema de Acordos Internacionais (Siaci), projeto desenvolvido pela Dataprev para seu principal cliente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), rendeu ao instituto a conquista do “Premio de Buenas Prácticas para las Américas”, concedido pela Associação Internacional da Seguridade Social (AISS). A premiação ocorreu ontem (25) durante o Primeiro Fórum Regional de Seguridade Social para as Américas, que ocorre até o dia 27 de maio em Brasília.

O prêmio concedido pela AISS tem como objetivo reconhecer as melhores práticas na administração da seguridade social e contribuir com as inovações na administração, operação e fornecimento de sistemas. Em operação desde 2008, o Siaci vem facilitando a troca de informações de tempo de serviço e a concessão de benefícios para os trabalhadores que já exerceram funções nos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). A ferramenta desenvolvida pela Dataprev permite a transmissão de formulários eletrônicos e imagens pela internet com certificação digital e controle do protocolo de transmissão. Como o Siaci mantém controle dos dados de protocolo referentes aos documentos enviados e recebidos, a qualquer momento é possível consultar ou auditar as transações efetuadas, reduzindo progressivamente a utilização de documentos em papel. O sistema reduz também o prazo para a obtenção dos benefícios sem prejuízo da segurança e da confidencialidade das informações.

A gerente da Divisão de Produtos do Cadastro de Pessoas (DICD) e uma das idealizadoras do projeto, Claudia Irene Jack, destaca a satisfação em desenvolver produtos que sejam úteis para o cliente. “Por meio de sistemas como esse, ajudamos a Previdência a prestar melhores serviços para o cidadão”, comemorou. Idealizado pelas equipes das áreas de Previdência e TI dos países integrantes do Mercosul, o Siaci foi um marco para a Dataprev. Segundo Claudia, ele foi o primeiro sistema que usou o webservice (pois as trocas de informação são feitas pela internet) na empresa. Além disso, a ferramenta foi desenvolvida em software livre e foi a primeira a utilizar certificação digital, revelou a gerente da DICD.

Rômulo Paiva da Rocha, gerente da Unidade de Desenvolvimento de Software Paraíba (UDPB) – unidade responsável pelo desenvolvimento do projeto-, lembrou que o Siaci foi o primeiro sistema produzido pela UDPB. Segundo Rocha, está em desenvolvimento uma nova versão da ferramenta, que contará com outras funcionalidades, como a incorporação de novos formulários ao sistema. O gerente da UDPB também revelou que a nova versão estará disponível até o fim do ano e que, por meio de acordos bilaterais, poderá ser utilizada também pelo Chile.

Com informações do Ministério da Previdência Social