Ir para o conteudo 1

O Uptime Institute esteve na sede da Dataprev, em Brasília, entre os dias 23 e 25 de abril para a auditoria de conclusão do processo de certificação do Data Center do Distrito Federal e obtenção do Selo Tier III - Gold (Operational Sustainability). A auditoria estava marcada desde janeiro de 2019, quando os profissionais do órgão certificador estiveram na empresa realizando a pré-auditoria.

Como previsto na agenda, após a última auditoria, o DCDF atingiu o último nível da classificação Tier III, conquistando a certificação Operational Sustainability no nível ouro, a mais alta certificação do sistema de classificação. O selo é conferido pelo Uptime Institute, organização internacional que atesta o atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. Um data center Tier III não interrompe as suas operações para substituir equipamentos ou realizar serviços de manutenção.

Segundo o coordenador de Gestão de Engenharia e Facilities (COGF), Eduardo da Costa Sousa, durante os meses de fevereiro e março de 2019 foram implantadas as melhorias propostas pelo Uptime Institute nos processos e ferramentas de gestão, manutenção e operação do DCDF. Além disso, também foi implantado um sistema de monitoramento de infraestrutura (tipo BMS) que permite, entre outras funções, o envio de alertas e alarmes via SMS e e-mail.

A superintende de Operações (SUOP), Valeria Cristina Allemand Cotia, relatou que o processo de certificação Tier III dos DCs da Dataprev começou em 2016 e, ao longo destes três anos, foi possível acompanhar o nível de maturidade dos ambientes evoluindo para oferecer melhores sistemas para o cidadão. “Os últimos resultados refletem o contínuo aperfeiçoamento dos data centers da empresa para oferta de melhores serviços digitais ao cidadão”, concluiu a superintendente.

Certificação Operational Sustainability

No fim de 2017, os data centers Rio de Janeiro e São Paulo atingiram o último nível da classificação Tier III. Agora, em abril de 2019, o ambiente de Brasília também foi certificado. Os três ambientes possuem a certificação Operational Sustainability no nível ouro.

Ao atingir esse patamar, a Dataprev se tornou a primeira empresa pública do país a receber o selo Operational Sustainability em todos os seus data centers e completar o ciclo Tier III.

Juntos, os data centers do RJ, SP e Brasília sustentam os serviços prestados pela Dataprev a clientes como o INSS e a Receita Federal. Conectados por circuitos de alta velocidade, eles funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e contam com parque tecnológico atualizado e salas-cofres certificadas e blindadas.