Ir para o conteudo 1 Ir para o menu principal2 Pular lista Órgãos de Governo3

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal Dataprev. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nosso Aviso de PrivacidadeAo continuar navegando, você confirma que leu, compreendeu e consente com a utilização de cookies.

Atualizado em: 
seg, 13/05/2024 - 15:18

Desenvolvida pela Dataprev, a CTPS Digital está entre os aplicativos mais utilizados do governo federal. Somente no primeiro trimestre de 2024, foram 185 milhões de acessos

A Carteira de Trabalho (CTPS) Digital alcançou a marca de mais de 2 bilhões de acessos, desde sua criação em 2019, que ocorreram tanto pelo aplicativo como pelo portal Gov.br. Em 2023 foram registrados mais 685,2 milhões de acessos. Somente nos três primeiros meses de 2024, a CTPS digital, que segue sendo o serviço mais utilizado do governo federal, teve 185 milhões de acessos, chegando ao total de 74,3 milhões de trabalhadores habilitados, uma média de 17 milhões de novos usuários por ano. O aplicativo foi desenvolvido pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e  Emprego (MTE).

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital reúne os principais serviços do MTE, disponibilizando ao cidadão sua qualificação civil, o acompanhamento da sua vida trabalhista, permitindo-o fiscalizar as movimentações de seus contratos de trabalho e, no momento de desligamento de seu vínculo, realizar a solicitação do Seguro-Desemprego e o acompanhamento do Abono Salarial.  

O uso do aplicativo pelo trabalhador trouxe agilidade na obtenção do documento, que pode ser solicitado sem a necessidade de se dirigir a uma unidade física de atendimento, estando previamente emitido a todos inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo apenas necessária sua habilitação pelo próprio aplicativo ou através da página eletrônica no portal Gov.br.

A plataforma digital trouxe muito mais praticidade e rapidez nos processos de admissão, demissão e atualização dos dados (como férias, alterações de função, entre outros). Com ela, os documentos ficam em dia de forma mais rápida, tendo dados seguros de forma digital, e permitindo ao trabalhador acessar suas informações a qualquer momento. 

Dataprev

A empresa de tecnologia do governo federal é responsável pela parte tecnológica e pelo processamento dos dados da Carteira de Trabalho Digital - que oferece praticidade e inovação nos processos de admissão, demissão e acompanhamento dos dados, como férias e alterações de função. Além disso, garante maior segurança aos dados e agiliza o processo para manter os documentos atualizados e acessíveis a qualquer momento para os cidadãos.

Carteira de Trabalho Digital

O documento digital passou a substituir o documento físico de papel em 2019, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico para contratação e as empresas ficam desobrigadas de realizar anotações no documento de papel, podendo o trabalhador ser contratado por meio do eSocial, tendo apenas o número do CPF.

Saiba como acessar: Para acessar a CTPS Digital, o cidadão pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual de dispositivos IOS e Android ou acessar pelo site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital. 

Para os cidadãos que ainda não possuem cadastro no Gov.BR, é necessário realizar o processo de registro. Para aqueles que já estão cadastrados, basta acessar a plataforma utilizando as informações de login e senha.

* Com informações da Ascom do Ministério do Trabalho e Emprego.